Programa da TV Senado tem 18 anos de criação
"Comunicação pública na veia". É assim que a jornalista Andréa Alves, da TV Senado, define o programa Parlamento Brasil, do qual ela é apresentadora e editora-chefe. A produção vai ao ar toda sexta-feira às 20h, com reprises ao longo da semana seguinte. Uma das características do programa é transmitir, em rede nacional, reportagens produzidas por casas legislativas distrital, estaduais e municipais de todo o país.
É a própria Andréa quem realiza o levantamento das reportagens, fazendo pesquisas nos canais do Youtube das TVs legislativas. Ela conta que busca variar ao máximo as TVs contempladas para valorizar e dar oportunidade a um leque maior de emissoras espalhadas pelas cinco regiões do Brasil. "Vejo emissoras com equipes mínimas produzirem reportagens de altíssima qualidade e interesse público", comenta.
O Parlamento Brasil tem cerca de 25 minutos de duração e já está no ar desde 2006, quando a apresentadora era a jornalista Érica Ceolin, atualmente secretária de Comunicação do Senado Federal. Atualmente, a equipe é formada por Andréa Alves, pela diretora Ana Evelin, pelo editor de imagens Marcus Lopes e o produtor Rogers Bddo.
Os principais indicadores de matérias passíveis de entrar no programa são os conteúdos de interesse nacional, os que possam servir de exemplo e inspiração para outras casas legislativas ou, ainda, aqueles com informações inusitadas, que chamam a atenção do público por alguma curiosidade. Mas a equipe também recebe sugestões das próprias emissoras sobre matérias já exibidas e que tenham perfil para entrar no programa.
- O nosso foco é o interesse do cidadão, a promoção e a divulgação de ações democráticas, que garantem os direitos de todos. É na informação bem fundamentada, na valorização da política como única forma de convivência nas democracias - disse a jornalista.
Uma das reportagens exibidas recentemente tratou sobre os piratas que atacam nos rios da Amazônia, produção de autoria da TV da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). Os bandidos chegam a trocar tiros nas rotas do tráfico, causando medo e insegurança em quem navega e também na população ribeirinha.
- As pessoas de outras partes do Brasil nem imaginam que essa é uma realidade dolorosa para a população de lá. É um assunto sempre presente nas discussões das casas legislativas da região - comentou Andréa.
Coordenador da TV da ALEAM, o jornalista Saulo Borges diz que o Parlamento Brasil é uma oportunidade para potencializar, no caso, os temas do estado do Amazonas para o País e mostrar a qualidade do trabalho realizado pela emissora legislativa.
- Por intermédio deste programa da TV Senado, a gente amplia bastante as nossas possibilidades e as discussões das nossas principais pautas. Por exemplo, o desmatamento e as queimadas na floresta, a questão do garimpo, todo o tipo de extrativismo ilegal e o tráfico internacional, do qual nascem outros crimes, como a própria ação de piratas - comentou Borges.
A TV da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, também tem reportagens exibidas com frequência no Parlamento Brasil. Só em 2024 foram, pelo menos, cinco matérias. A mais recente abordou movimentos solidários de ajuda a pessoas que sofreram com as inundações no estado.
A coordenadora da TV do Legislativo de Caxias é a jornalista Rafaela Daros, para quem as transmissões das matérias na TV Senado representam um reconhecimento do trabalho da equipe de comunicação audiovisual.
- Quando uma produção da TV Câmara é exibida em rede nacional, sentimos que estamos fazendo um excelente trabalho, o que nos dá ainda mais energia para seguirmos em busca de conteúdos diferenciados. O retorno vem com o reconhecimento dos vereadores e da população local. E, claro, mostra a nossa cidade e cultura para o Brasil - comentou Rafaela.
Assista à reportagem da ALEAM sobre piratas nos rios do Amazonas.
Assista à reportagem da Câmara de Caxias do Sul sobre ajuda às vítimas das enchentes.
Bruno Lara / ASTRAL.
Fala ocorreu durante evento de comunicação e inovação na Câmara Legislativa do DF
Gerson de Castro vai falar sobre TVs públicas e democracia
Emissora transmite 40 programas em canais aberto e fechado 24 horas por dia