Com quatro adesões em 2024, entidade chega a 39 inscritas
A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) oficializou nas últimas semanas a adesão de mais duas casas legislativas em seu quadro de associados: as câmaras municipais de Caxambu (MG) e a de João Pessoa (PB). Com essas inscrições, a entidade chega a 39 instituições filiadas, sendo quatro delas registradas em 2024, com a expectativa de um crescimento ainda maior.
Para o presidente da Astral, Gerson de Castro, o aumento de filiações revela o trabalho da entidade em prestar assistência e assessoramento às emissoras legislativas, "independentemente do tamanho e de sua localização".
- Temos procurado fortalecer a representatividade, que é a nossa missão primordial. Esse crescimento significa tanto a força da Astral quanto o reforço de uma via de mão dupla, contribuindo para o fortalecimento da comunicação legislativa pública como um todo. A Astral continuará atuando em parceria com diversas outras entidades da comunicação pública e, destacadamente, com a Rede Legislativa (da Câmara dos Deputados) para contribuir com o aprimoramento da missão de todas as emissoras filiadas - disse Castro.
Segundo a vice-presidente de Integração Regional da Associação, as atividades de networking são valores na relação entre a Astral e as casas parlamentares filiadas.
- Esse netwoking acontece de forma natural pelo próprio relacionamento entre as associadas, que contam com os eventos que a Astral realiza e todo o apoio dado nos processos de gestão das emissoras, através do nosso corpo administrativo. Com essa relação, podemos pegar exemplos de programação de sucesso e de fornecedores, por exemplo. Todos ganham - disse Rivelli.
O diretor de Comunicação da Câmara de João Pessoal, Suetoni Souto Maior, afirmou que a adesão da casa à Astral tem a ver com um processo de transformação da instituição municipal, no que diz respeito a estar ainda mais integrada às pautas da sociedade.
- Temos comprando bandeiras sociais e de resgate histórico da nossa cidade. Isso sem descuidar da cobertura diária da atividade legislativa. A nossa filiação faz parte deste novo passo, voltado para a ampliação dos conteúdos disponíveis e busca de maior integração com as outras praças - comenta Souto Maior.
Entre outros veículos de comunicação, a câmara da capital da Paraíba tem uma TV e uma rádio, que contam com quase 30 profissionais, entre os quais jornalistas, radialistas e técnicos. Recentemente, a área recebeu um investimento de R$ 1 milhão, conforme informou a coordenadora de jornalismo, Mafalda Moura.
- A linha editorial da Câmara é voltada para informar e dar transparência sobre o legislativo municipal. Temos muito cuidado com o conteúdo que disponibilizamos na nossa grade. O nosso maior desafio é comunicar e informar com ética e foco no bem do morador de João Pessoa - disse Mafalda.
Neste período eleitoral, a gestão da Câmara optou, há poucas semanas, por tirar do ar até o fim das eleições as transmissões da TV e da rádio, entre outros veículos de comunicação. Mas, após algumas reuniões, houve o entendimento de que esta não seria a melhor opção, e retornaram com os trabalhos de produção e divulgação, tomando "com os cuidados necessários", conforme comentou Suetoni.
Já a Câmara de Caxambu ainda tem não rádio e nem TV, mas há perspectiva de que sejam implementadas em breve. Segundo o presidente da casa, vereador João Francisco da Silva, existe a previsão de que até outubro a rádio seja licenciada. A frequência a ser utilizada será a FM 93,3.
- Em paralelo, estamos trabalhando a grade de programação local, com a elaboração dos programas a serem veiculados. Dessa forma, estaremos preparados para entrar no ar assim que for autorizada. Já a TV está inscrita no Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações. Os resultados são esperados para setembro próximo - comentou o vereador.
Leia também:
Câmaras de São Paulo têm dúvidas sobre a comunicação nas eleições
Vídeo da Rede Legislativa esclarece sobre o Brasil Digital
Bruno Lara / ASTRAL.
Josemar Cruz vai apresentar a proposta durante o Encontro da ASTRAL
Fernando Carlos Moura vai dar palestra no Encontro da ASTRAL
Vagas são limitadas para o evento que será no dia 3/12