Projeto de diretora da ASTRAL valoriza cidades do interior

Matérias mostram histórias curiosas e inspiradoras de cidades menores

Projeto de diretora da ASTRAL valoriza cidades do interior
Há um ditado que diz: jornalista é jornalista 24 horas por dia, não descansa. Uma prova disso é a história da criação do site Estrada Nacional, idealizado pela Karine Pagliarini, que na Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) é diretora da Região Sudeste. O projeto tem o objetivo de valorizar a cultura e histórias inspiradoras em cidades do interior do país, com o potencial jornalístico.


Karine conta que a motivação veio em janeiro, quando dirigia para o Aeroporto de Guarulhos, de onde pegaria um avião para um compromisso profissional. No trajeto, começou a perceber as paisagens e as riquezas das cidades por onde passava, como grandes campos de agricultura. Logo imaginou o quanto boas histórias e personagens interessantes não estariam "escondidos" em tantas cidades do interior do Brasil.


No mês seguinte, veio a primeira matéria do portal, intitulada "Menor cidade do Brasil completa 61 anos em 1° de março". O município, no caso, é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 833 habitantes. Apesar da quantidade de moradores, o território da cidade é de 335km², pouco maior do que a capital do estado, Belo Horizonte, com 331km².


- O Estrada Nacional nasceu pequeno, está se desenvolvendo e pretende crescer bastante, dar conta do Brasil inteiro. Neste momento, estamos alimentando o portal com matérias, reforçando a nossa credibilidade, visibilidade e buscando parceiros para ajudar a financiar e expandir o projeto. Nós queremos histórias de sucesso, capazes de inspirar e atrair a atenção do público - conta Karine, que é diretora de Rádio e TV da Câmara Municipal de Pouso Alegre-MG.


A vice-Presidente de Integração Regional da ASTRAL, Luciana Rivelli, comentou a importância dessa iniciativa para a comunicação pública nacional:


- Este projeto tem como finalidade principal manter a população informada, com o objetivo de promover a transparência, responsabilidade e incentivar o pensamento crítico, visando impulsionar ações de desenvolvimento nos municípios brasileiros. Parabenizo a Karine pela iniciativa - disse.


Além do portal, o projeto Estrada Nacional também está no Instagram, no qual em poucas semanas já conquistou quase 1.500 seguidores. Jornalistas, outros profissionais e cidadãos em geral interessados em sugerir pautas podem entrar em contato através do direct do perfil no Instagram e também na seção de contatos do site.


Acesse o portal do Estrada Nacional


Acesse e siga o Instagram do Estrada Nacional


Leia a matéria "Menor cidade do Brasil completa 61 anos em 1º de março"


Bruno Lara / ASTRAL.

MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia