Parlamento deve inaugurar a TV nos próximos meses
A Câmara Municipal de Varginha (MG) é a mais nova filiada da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que agora soma 40 instituições cadastradas. O parlamento da cidade mineira tem a outorga do canal de TV desde 2015, mas só nos últimos anos passou a avançar mais no projeto de implantar a emissora, o que deve ser concretizado ainda em 2025.
O jornalista Gleison Marques coordena o processo de criação da TV, que neste momento funciona apenas na modalidade web, com canais no Youtube e no Facebook. Além das transmissões ao vivo da njs sessões ordinárias, solenes e outras atividades realizadas no plenário da Casa, há dois programas de podcast, o "Falando Sobre" e o "Bate Papo com o Vereador".
Marques conta que se aproximou da ASTRAL por intermédio da jornalista Karine Pagliarini, que é diretora regional da Associação para a Região Sudeste e diretora de Rádio e TV da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG), que fica a cerca de 100km de Varginha.
- Ela e a Câmara de Pouso Alegre têm nos dado suporte com relação a sanar dúvidas, receber nossos vereadores para visitas técnicas. A partir desses contatos, pesquisamos e entendemos que o suporte da ASTRAL será de grande valia nessa fase inicial de implantação da nossa TV e, posteriormente, com a emissora já em funcionamento - comentou Gleison.
Neste momento, a Câmara de Varginha aguarda uma visita técnica do Ministério das Comunicações (MCom) para ajustar os últimos detalhes técnicos e burocráticos, antes de inaugurar a mais nova programação de TV da comunicação pública.
Para conseguir chegar nessa etapa, o parlamento teve ajuda do Programa Brasil Digital, instituído pelo MCom para ampliar a oferta do serviço de radiodifusão digital de sons e imagens no País. O parlamento municipal também espera avançar na obtenção de uma concessão de rádio FM.
- Estamos com muita expectativa e ansiosos para que nos próximos meses a TV Câmara Varginha possa estar no ar e que a concessão da FM também seja efetivada o mais rápido possível - completou Gleison Marques.
Bruno Lara / ASTRAL.
Presidente Gerson de Castro se reuniu com gestores de parlamentos e concedeu entrevista
Especialistas de todo o mundo debateram implementação de IA nos parlamentos
Evento gratuito está com as inscrições abertas