Sid Carneiro/Fotos: Câmara de Joinville

A Câmara de Vereadores de Joinville (SC) retornou, à Associação Brasileira de Rádio e Televisões Legislativas (ASTRAL), após assinatura do termo de cooperação técnica, entre a instituição parlamentar e a entidade de classe das emissoras legislativas. O objetivo é fortalecer a transparência das atividades dos 19 parlamentares da Câmara de Vereadores de Joinville, ampliando a abrangência do sinal da rádio e TV que atualmente estão na web e cabo, A abertura dos sinais democratizará o acesso dos munícipes as atividades do Legislativo, já que ampliará de forma significativa as opções de acesso da população a Câmara.
De acordo com o Chefe de Jornalismo da Câmara de Vereadores, Carlos Henrique Braga, a rádio e a tv parlamentar asseguram mais um canal de veiculação dos serviços prestados para a sociedade joinvilense. “Estamos com boas expectativas de obtermos mais serviços da ASTRAL e elevarmos o padrão dos nossos conteúdos com todo o suporte necessário para ampliarmos a divulgação das ações parlamentares joinvilense”, disse Carlos.
Ao avaliar os serviços oferecidos pela Astral aos seus associados, Rinaldo Barbosa Amaral, que está diretamente envolvido com a abertura dos sinais e foi o responsável pela implantação da TV Câmara em 2003 e Rádio Câmara em 2012, citou como referência, a evolução da Rádio e TV Câmara de Vereadores de Bauru (SP), que ao longo dos últimos 18 anos, se consolidou no âmbito da Rede Legislativa de Rádios e TVs legislativas brasileiras. “Acho que tecnicamente, a Astral ajuda no processo de fortalecimento das emissoras, facilitando o intercâmbio de informações, conhecimento, apoiando o processo das emissoras, bem como divulgando o trabalho de outras como a Rádio e TV Bauru, emissoras bem estruturadas, em São Paulo”, avaliou Rinaldo.
Rinaldo espera na ASTRAL, o apoio técnico que as emissoras necessitam, principalmente, as que estão no processo de iniciação. “A associação é interessante para quem não sabe aonde buscar informações para implantar os seus projetos e a troca de experiência entre as emissoras, nos dá boas expectativas, quanto ao retorno”, disse Rinaldo.
Quanto ao trabalho da ASTRAL, Carlos disse que o apoio é importante para “dar um aspecto nacional” às emissoras legislativas e possibilitar o acesso das emissoras de menor porte, que buscam se assemelhar às maiores, que estão consolidadas na Rede Legislativa. Além disso, ele observou que a ASTRAL é o fórum adequado para debates ligados aos assuntos das tvs e rádios parlamentares.
“A ASTRAL ajuda nesse sentido sendo também, um fórum de debates de assuntos das emissoras legislativas, que precisam ser mais divulgadas para que as pessoas ouçam mais as rádios e assistam às programações das tvs legislativas”, disse.

O presidente da ASTRAL, Wanderley de Oliveira elogiou o retorno da Câmara de Jovinville à associação e assegurou a disponibilidade de uma variedade de conteúdo através do sistema virtual Nuvem. “A ASTRAL está sempre cuidando dos seus associados oferecendo o que tiver de melhor. E como a TV Câmara Joinville que está iniciando seu sinal em canal aberto vamos dar total apoio e muito conteúdo que está disponível no sistema nuvem”, disse Wanderley.

Chefe de Jornalismo da Câmara de Vereadores, Carlos Henrique Braga e Rinaldo Barbosa Amaral

A trajetória da TV e Rádio Câmara Joinville

Redação no departamento de jornalismo das emissoras legislativas de Joinville