O Secretário-Geral do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Adelino Afonso de Jesus recebeu a Delegação Brasileira para avaliar o andamento da cooperação técnica entre a Abrascam e Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) no Parlamento de Timor-Leste.
Na delegação esteve presente o Embaixador Aldemo Garcia o Ministro-conselheiro Octávio Moreira, Paulo Lima, coordenador da ABC e Rosana Correia, analista de projetos ABC/MRE.
Há mais de um mês que a ASTRAL iniciou curso de formação técnica para profissionais da rádio FM 92,9 no Parlamento Nacional de Timor Leste. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a ASTRAL e o Ministério das Relações Exteriores, para o fortalecimento do Parlamento Nacional timorense, que entre outras demandas, solicitou à ASTRAL, que designasse um profissional brasileiro de rádio, para auxiliar na formação dos profissionais da comunicação timorense.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo radialista Morivaldo Argolo que está preparando a primeira turma de radialistas. Eles receberão certificados assinados pela ASTRAL, ABC e o Parlamento Nacional do Timor-Leste.
A primeira turma teve início com dez profissionais, num total são 28 que foram divididos em dias e departamentos ou divisões. A segunda turma com outros 18 participantes, totalizou a participação de 28 profissionais.
A cooperação incluiu apoio a projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), cessão de sistemas de software, relações internacionais, cerimonial, protocolo, comunicação social, audiovisual, taquigrafia, redação e transcrição.
Na oportunidade da assinatura de cooperação técnica, o presidente da ASTRAL, Wanderley Oliveira sugeriu, que após a instalação da rádio o parlamento de Timor-Leste inicie também, a criação da sua TV no Parlamento timorense já prevista para 2020.
Comentários