Sid Carneiro
Como ocorreu no início com todas as emissoras legislativas brasileiras, a ampliação da Rádio Parlamento FM 92.9 no Parlamento Nacional do Timor Leste segue firme para se consolidar na preferencia da população timorense. A avaliação partiu do radialista Morivaldo Argolo, que foi designado pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativa (ASTRAL), que é parte integrante para melhorias da emissora e para auxiliar no fortalecimento da comunicação legislativa do Parlamento Nacional de Timor Leste, com a sociedade timorense.
De acordo com o radialista, a emissora trabalha com dois quilo-watts de potencia e atinge toda a capital, Díli e mais dois municípios próximos. A Rádio está operando no período de 8hs à 17:30hs, desde o ano passado com transmissão ao vivo das sessões plenárias sempre às segundas e terças-feiras.
A emissora também conta com entrevistas de membros das comissões, parlamentares e programação musical. Ainda é uma programação reduzida, mas com uma estrutura de equipamentos instalados, quatro funcionários efetivos e dois estagiários, que se revessam nas coberturas externas, tendo transmissões ao vivo.
As ações da ASTRAL têm sido ressaltadas pelo embaixador Brasileiro, Aldemo Garcia que entende ser de grande importância da associação poder participar dessa parceria de cooperação junto a ABC e com o Parlamento Nacional de Timor-Leste. O presidente do Parlamento, Arão Noé da Costa Amaral revela gratidão e prevê dias melhores para melhorias dos espaços físicos e da comunicação legislativa no Legislativo timorense.
Da mesma forma, o Ministro-Conselheiro, Octávio Moreira Guimarães Lopes tem demostrado satisfação na parceria entre ASTRAL, ABC e o Parlamento Nacional do Timor Leste.
O Presidente da ASTRAL, Wanderley de Oliveira disse que essa parceria ente a associação, o Ministério das Relações Exteriores e o Timor Leste, país do sudeste asiático, representa a consolidação definitiva e internacional da associação. “Prova é que lá está um dos excelentes profissionais de rádio designado pela ASTRAL e com certeza, novas frentes serão abertas. E no futuro próximo, a ASTRAL participará da implantação da TV do Parlamento timorense”, afirmou Wanderley.
Comentários