Cobertura de mais de 14 horas envolveu emissoras de quase todos os estados do país
A TV Câmara, TV Senado, Rádio Senado e demais emissoras da Rede Legislativa de Rádio e Televisão promoveram no domingo, dia 6 de outubro, uma cobertura especial sobre as eleições municipais em todo o Brasil. Ao longo do dia, foram transmitidos ao vivo programas, entrevistas e boletins com informações sobre o processo de votação, a apuração dos votos e os resultados anunciados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A transmissão começou às 8 horas da manhã, quando foram abertas as urnas, e foi encerrada às 22h14, totalizando mais de 14 horas no ar. Só de cobertura das apurações e repercussão dos resultados foram mais de cinco horas. A preparação dos trabalhos começou com quase três meses de antecedência do primeiro turno das eleições, quando a TV Câmara, TV Senado e a Rádio Senado selaram a cobertura conjunta.
A jornalista Ginny Morais, da TV Câmara dos Deputados, disse que esse trabalho foi um marco para a Rede Legislativa de Rádio e TV, que ajuda a levar a programação do parlamento para mais de 1.600 cidades do país.
- Pela primeira vez, conseguimos nos unir como rede nacional e pública. Mobilizamos emissoras legislativas do país inteiro em prol de uma cobertura jornalística comum. Apenas o Acre não esteve presente ao longo da cobertura. Foi uma grande mobilização de emissoras legislativas, levando à população uma cobertura informativa, explicativa, isenta, equilibrada e cidadã. Estamos orgulhosos de termos nos unido desta forma, de colocarmos à disposição dos brasileiros uma cobertura eleitoral com ponto de vista de uma emissora pública - disse Ginny.
A jornalista Glauciene Lara foi coordenadora-geral da cobertura pelo Senado Federal. Ela disse como foi o processo de organização das atividades.
- Foi bem intenso, de muito trabalho, com reuniões periódicas de alinhamento, arquivos e sistemas alimentados a muitas mãos. Foi um trabalho de construção mesmo dos programas e da programação do dia. Vale ressaltar a dedicação de toda a equipe de jornalismo, da programação, de videografismo e da tecnologia da informação, que programa o recebimento dos dados do TSE, e também o grande trabalho de produção e comunicação com as nossas 28 parceiras para organizar todas as entradas nos horários e tempo previstos - explicou Glauciene.
A jornalista Carol Dall'Agnol participou das transmissões como repórter da TV Câmara de Caxias, cuja cidade é o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, com quase 350 mil eleitores. A equipe da qual ela fez parte era composta por 15 profissionais: ela, o cinegrafista, um técnico audiovisual, o diretor e o produtor. Foi a primeira experiência da Carol nesse trabalho.
- Foi incrível! Mais uma oportunidade para a TV Câmara de Caxias se mostrar para o país inteiro, além de reforçar a importância da democracia em todos os cantos do Brasil. A comunicação foi muito efetiva em todos os momentos com os produtores que organizavam as entradas ao vivo. Avaliamos que essa cobertura foi de muita qualidade e muita informação - comentou.
Confira a íntegra da cobertura das eleições no Youtube da TV Senado:
Bruno Lara / ASTRAL.
Fala ocorreu durante evento de comunicação e inovação na Câmara Legislativa do DF
Gerson de Castro vai falar sobre TVs públicas e democracia
Emissora transmite 40 programas em canais aberto e fechado 24 horas por dia