Sid Carneiro/ Fotos: Karen Malagoli e Maurício Barbant/ALMT
A assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso oficializada hoje (30), em Cuiabá, contribuiu para a melhoria do compartilhamento das programações da Rádio Câmara Federal e da Rádio 89,5 FM do legislativo mato-grossense, que inaugurou suas novas instalações, em ato solene, com a presença de deputados, secretários e servidores.
O documento foi assinado pelo presidente da Câmara, Deputado Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ) e pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Deputado Estadual Eduardo Botelho (DEM/MT).
A nova fase da Rádio ALMT se deve ao consenso por meio do diálogo que o presidente da Associação das Televisões e Rádios Legislativas Brasileiras (ASTRAL), Wanderley Oliveira e Evelin Maciel – Coordenadora Nacional da Rede Legislativa de Emissoras de Rádios e TVs Legislativas Digitais, em Brasília, para que houvesse a ampliação da programação das emissoras parlamentares, nos estados e municípios brasileiros.
Pelas normas anteriores, as rádios legislativas não poderiam operar nos horários das sessões plenárias dos parlamentares, no Distrito Federal. “É de suma importância destacarmos a sensibilidade da direção da rede legislativa de rádio e TV digital que neste termo de cooperação técnica cedeu mais espaço para as emissoras de rádio e tvs legislativas, como a rádio 89,5 FM da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, contemplando a transmissão de sessões plenárias sem interferir nas transmissões das sessões em Brasília”, disse Wanderley.
A partir de agora, a rádio 89,5 FM fará a aquisição de novos equipamentos para os estúdios que ganharam nova acústica e espaço físico ampliado, além da qualificação dos profissionais técnicos, jornalistas e radialistas.
Eduardo Botelho que é um entusiasta da rádio 89,5 FM ressaltou a importância das sessões serem transmitidas pela emissora para a população mato-grossense. “Significa um grande avanço para o parlamento. Tudo que fazemos está nos portais de transparência e a rádio vai ser mais um canal de comunicação com a população mostrando as atividades dos deputados nos principais debates de interesse sociais”, afirmou.
Implantada em 2015, a emissora se tornou a primeira integrante da Rede Legislativa de Rádio, encabeçada pela Rádio Câmara de Brasília. “Observamos que houve uma visão macro da atual Mesa Diretora, através do presidente Eduardo Botelho, que vislumbrou o poder da comunicação e seu nível de abrangência aqui no nosso estado”, avaliou Wanderley.
O Gerente da Rádio AL/MT, Jaime Neto lembrou as idas e vindas a Brasília com objetivo de ampliar a grade de programação. “Conquistamos uma grade mais flexível, mais espaço para a programação local e um detalhe importante é que podermos transmitir as sessões plenárias ao vivo, porque antes, não podíamos em função de um acordo antigo que só era permitido transmitir as sessões da Câmara dos Deputados, em Brasília”, disse Jaime.
Para a Secretária de Comunicação, Rosemeire Fefili as metas do setor estão sendo alcançadas com a inclusão do novo espaço e ampliação da programação da emissora. “A rádio não é somente para os deputados, mas também, para toda a sociedade que participa acompanhando as ações parlamentares”, analisou.
Comentários