A Associação das Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) chega ao final de 2018 contabilizando as conquistas para a categoria. O presidente da entidade e também Superintendente da TV Assembleia de Mato Grosso, Wanderley Oliveira avaliou como positiva as atividades da associação. O destaque das atividades foi para a realização do Seminário de Tecnologia da ASTRAL, durante o II Seminário Legislativo de Tecnologia de Rádio e TV Digital, em São Paulo e a II Mostra de Documentários, entre as emissoras associadas da entidade, na cidade de Gramado (RS), em maio deste ano.
A ASTRAL também tem como integrantes, os vice-presidentes da entidade, Evelin Maciel (Câmara dos Deputados) e Osvaldo Lyra (Câmara de Salvador), o diretor-técnico, Marcelo Malacrida (Câmara de Bauru – SP), a secretária-geral Luciana Mendes Rivelli (Câmara de Jundiaí – SP) e o diretor financeiro, Gerson Inácio de Castro (Assembleia do RN).
A Associação articulou a ampliação de novas emissoras legislativas em várias regiões do Brasil, com base nas reivindicações de Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas. Mas as demandas ainda aguardam decisões na esfera federal.
Houve também, a indicação de um profissional radialista para ser o responsável na implantação da Rádio do Parlamento em Timor Leste, país do continente Asiático.
A Associação participou e apoiou a 22ª Conferência da UNALE com diversos representantes das instituições legislativas, em Gramado (RS). No segundo semestre, a ASTRAL e a UNESP assinaram Acordo de Cooperação Técnica para disponibilizar conteúdos de programações às emissoras legislativas brasileiras.
Além disso, a ASTRAL participou do lançamento da XXII CNLE 2018 que foi realizado no Rio Grande do Sul com a proposta de debater os desafios de um novo Brasil.
Comentários