Em solenidade realizada recentemente, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foram assinados acordos entre o Senado Federal, a Alerj e a Câmara Municipal que preveem a instalação no Rio de Janeiro, em até 90 dias, da TV em canal aberto. Isso vai permitir que a TV Alerj e a Rio TV Câmara passem a transmitir suas programações 24 horas, com sinal digital.
Estiveram presentes ao ato o presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano; a primeira vice-presidente da Câmara Municipal do legislativo carioca, vereadora Tânia Bastos, que representou o presidente Jorge Felippe; o engenheiro João Carlos Barizon e o assessor técnico Natan Ferreira, ambos do Senado Federal; o subdiretor da TV Alerj, Jackson Emerick; e o diretor-geral da Rio TV Câmara, jornalista Hélio Araújo.
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Senado Federal e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro acontece 11 anos após as primeiras tratativas neste sentido terem sido iniciadas, em 2007, quando foi criada a Rede Legislativa de TV, com sinal digital e canal de multiprogramação. Já o Termo de Compromisso firmado entre a Alerj e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro prevê a adoção de ações conjuntas pelos partícipes, no que se refere à realização de benfeitorias e infraestrutura, visando a implantação da programação 24 horas, em canal aberto.
Hélio Araújo, Luis Carlos Barizon e a vereadora Tânia Bastos, Vereadora Tânia Bastos, Hélio Araújo e o deputado André Ceciliano e Hélio Araújo, João Carlos Barizon, vereadora Tânia Bastos, deputado André Ceciliano, Jackson Emerick e Carlos Rezende (TV Alerj)
Os equipamentos para a instalação da TV estão em processo de licitação por parte do Senado Federal, que estima investimento em torno de R$ 2 milhões. Parte do equipamento já foi adquirida e deverá ser enviada para o Rio de Janeiro no prazo de 60 dias. Os equipamentos básicos ligados à torre de transmissão e retransmissão serão instalados no Sumaré e no Mendanha, na Zona Oeste do Rio.
Para o jornalista Hélio Araújo, diretor-geral da Rio TV Câmara, a transformação em 24 horas vai permitir que a emissora do legislativo municipal carioca possa transmitir mais informações relevantes para a população. “Nossa programação já está sendo preparada para atender essa nova grade. Com certeza que o espaço para divulgar as ações dos parlamentares será ampliado, com a criação de novos quadros e programas, além das entrevistas, mas também teremos a oportunidade de mostrar um pouco mais da cidade do Rio de Janeiro, com suas belezas, seus problemas, o seu dia a dia. Afinal, os vereadores e a população vivem aqui e saber o que acontece na cidade é fundamental para o cidadão. E em canal aberto, então, será melhor ainda. Vai aumentaR nossa responsabilidade, mas aumentará também a possibilidade de realizarmos um trabalho mais profundo, tanto sobre o legislativo quanto sobre a cidade”, enfatizou.
Comentários