Sid Carneiro/Fotos-Arquivo TVALMT
Desde sua criação na virada do século 21, precisamente, no ano de 2000, surgia em Mato Grosso, a TV Assembleia. Um projeto do então cinegrafista Wanderley Oliveira, que já foi diretor e atualmente é superintendente da emissora legislativa mato-grossense, além de presidente da Associação de Televisões e Rádios Legislativas Brasileiras (ASTRAL). As primeiras programações da TVAL/MT iniciaram pelo sistema VHS, passaram pelo SVHS e o Super VHS. Depois a TVAL/MT passou a operar pelo sistema Betacan, o Mini DV e agora está em Cartão de Memória. Mas antes, também passou pelo canal a Cabo. Em 2007, a emissora recebeu uma ortoga e passou a exibir os programas pelo canal analógico 30. Atualmente, a sintonia da TVAL/MT conta com os canais digitais 30.1 Full HD, 30.2 Digital, 32.2 Digital, 10 da NET TV, 330.1 SKY HD Regional e 332.2 SKY HD Regional.
Em 2011, a TVAL/MT recebeu sua segunda ortoga para operar pelo canal digital Full HD 30.1 se tornando uma das referencias das emissoras do setor legislativo em todo o país. “Parafraseando Glauber Rocha, era uma Câmera no ombro e uma ideia na cabeça. Mas tivemos um crescimento vertiginoso ao longo desse período agora estamos em Cartão de Memória”, disse Wanderley.
A TVAL/MT conseguiu atingir o nível de qualidade que buscava à 17 anos transmitindo suas programações em cinco canais digitais para os 141 municípios de Mato Grosso e América do Sul, Via Satélite.
Para 2019, Wanderley Oliveira tem perspectivas de estrear duas unidades móveis que poderão fazer as transmissões pela Internet e pelo Satélite via antena parabólica. A aquisição dos equipamentos como transmissores para os canais digitais foram cedidos em parceria com a Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados. “Como tínhamos o canal 30 analógico, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso se sensibilizou e adquiriu todos os equipamentos digitais e hoje o canal 30.1 Full HD nos dá um ótimo retorno aqui em Mato Grosso”, afirmou.
Num crescimento rápido para a realidade da maioria das emissoras legislativas no Brasil, a TVAL/MT saiu de Cuiabá para todo o interior doestado. “Exato, a transmissão via Satélite nos permite chegar a todas as cidades do Estado”, disse Wanderley ressaltando também, que as programações chegam aos telespectadores mato-grossenses numa parceria com as TVs comerciais que se interessam em reprisar principalmente, o telejornal da emissora legislativa.
Comentários