Sid Carneiro
As televisões e rádios legislativas brasileiras se preparam para realizarem transmissões ao vivo do pleito eleitoral neste final de semana, 7 de outubro de 2018. Umas com mais experiências e outras em sua primeira iniciativa, mas todas com o objetivo de cumprir a função social de informar e tornar transparente as atividades das Casas Legislativas, onde a maioria dos parlamentares são candidatos à reeleição.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), Wanderley Oliveira, a transmissão ao vivo das eleições é uma oportunidade ímpar para que as emissoras legislativas se mostrem à população. “Isso porque, não temos veiculações de mídias comerciais e podemos fazer essa programação mais completa e prender o telespectador nos nossos canais com um retorno imenso de audiência num único dia de transmissão”, disse Wanderley.
Ele citou, por exemplo, a experiência da TV Assembleia de Mato Grosso, que faz transmissão da apuração dos votos em período eleitoral desde 2004. “Lembro que fazíamos via link com antenas parabólicas. Atualmente é feito via satélite. Assim como o processo da apuração passou de cédulas para urnas eletrônicas, a TVALMT passou de link para satélite. Mas tendo a oportunidade das rádios e tvs legislativas de transmitirem ao vivo, o retorno é bastante interessante e mostramos cada vez mais, a nossa competência e cumprimos o papel que as tvs públicas têm que é mostrar a total transparência dos poderes”, afirmou Wanderley.
A TVALMG é outra veterana na transmissão da apuração de votos em eleição estadual e municipal. “Preparamos uma cobertura especial para esse final de semana. Será nossa décima eleição com transmissão ao vivo até o final da apuração dos votos”, afirmou Patrícia Helena Salazar Porto, Gerente Geral de Rádio e TV ALMG.
Segundo a diretora da rádio FM Assembleia do Ceará, Fátima Abreu, a emissora cearense também é experiente na transmissão das eleições majoritárias e proporcionais, há mais de dez anos, com uma cobertura que se inicia na abertura das primeiras urnas. “A nossa cobertura é a partir das 8h e segue até o final da apuração. Estamos juntos com as rádios Senado e Câmara”, disse Fátima.
Eufórica com a primeira transmissão ao vivo das eleições, a Coordenadora da TVAL/RR Sônia Nunes, vive a expectativa de atrair uma grande audiência dos telespectadores, no estado. “Também iremos transmitir a apuração dos votos ao vivo. Será nossa primeira experiência nas eleições que deve ter uma grande audiência”, avaliou Sônia.
Emissoras legislativas investem nas coberturas das eleições em todo o país
Comentários