Sid Carneiro

O êxito da TV Assembleia de Mato Grosso na transmissão via satélite do debate dos candidatos ao governo do estado, ontem (20), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso mostrou a relevância e a dimensão da emissora mato-grossense, na utilização dos recursos tecnológicos para geração de imagens e a subida do sinal, para a toda a América do Sul. Promovido pela OABMT em parceria com a TVALMT, o debate contou com todos os cincos candidatos ao governo do estado.
“Um evento de grande porte, como a transmissão do debate via satélite pela TV Assembleia de Mato Grosso demonstrou o nível de excelência, que a nossa emissora atingiu. Foi um trabalho que exigiu muita dedicação e por isso ficou muito bem feito”, avaliou o superintendente da TVALMT e presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), Wanderley Oliveira.
O evento foi transmitido pelo satélite C2, freqüência receptor Digital 3950 Horizontal, Simbol Rate 2800 e Receptor Analógico 4090 Vertical (antigo Canal Futura). Além dos canais abertos 30.1 Full HD, 3o.2 Digital e 32.2 Digital, 10 Net TV e Sky HD regional 330.1 e 332.2.
A transmissão teve início pontualmente às 20h e término às 22h. “Tenho certeza que pela demonstração de carinho e incentivos dos companheiros da ASTRAL, daqui a dois anos, quando teremos eleições para prefeito, um grande número de TVs Câmaras Municipais vão promover a transmissão dos debates ao vivo em seus municípios”, afirmou Wanderley.
Ele aproveitou para anunciar a aquisição de unidades móveis próprias da TVALMT para as transmissões via satélite nos eventos de grande porte no estado. “A Mesa Diretora da Assembleia tem uma visão macro e em breve estaremos adquirindo unidades móveis próprias para facilitar nossas futuras transmissões via satélite”, justificou.
A TVALMT alcançou o objetivo de proporcionar ao cidadão eleitor, o conhecimento do plano de governo de cada candidato. “É importante para que os eleitores tenham acesso a plataforma de trabalho dos postulantes aos cargos do governo do estado”, disse Wanderley ao ressaltar a determinação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em tornar cada vez mais transparente, o pleito eleitoral dentro das normas da legislação eleitoral.
O evento faz parte da campanha “Voto não tem preço, tem consequência”, que engloba uma série de medidas adotadas pela OAB-MT durante as eleições. O objetivo, conforme explica o presidente da OABMT, Leonardo Campos é fazer com que o eleitor seja o protagonista no pleito.
Além do debate entre os candidatos ao Governo, a Ordem disponibiliza gratuitamente o aplicativo “Cidadão Fiscal”, no qual o cidadão pode enviar, inclusive de forma anônima, denúncias sobre possíveis irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais por meio de fotos, vídeos ou textos. Com a ferramenta, o eleitor ainda tem acesso a toda a legislação eleitoral na palma da mão.