A Rio TV Câmara, emissora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, iniciou nesta segunda-feira (17) as festividades pelo seu 15º aniversário, a ser comemorado em 17 de dezembro. Pelos próximos três meses, a emissora vai apresentar, gradativamente, suas novas atrações: programas, quadros, equipamentos e instalações.
As novidades começaram pelo Câmara Rio Notícias, telejornal exibido diariamente, que ganhou novo cenário e novo formato: agora, o CRN conta com 25 minutos de duração, dividido em dois blocos. O foco continua sendo as atividades legislativas, mas o telejornal apresenta também matérias factuais sobre o que acontece na cidade do Rio de Janeiro, com temas de interesse da população, como saúde, transporte, economia, cultura, lazer e serviços.
Nesse período, a emissora focou nas atividades parlamentares e investiu no telejornalismo factual e de variedade
Com a chegada dos novos equipamentos, iniciada no ano passado, a emissora passou a transmitir com mais qualidade e definição. O Plenário ganhou novas câmeras, que permitem uma transmissão qualificada das Sessões Plenárias, Audiências Públicas e Solenidades. Em breve, também será possível transmitir diretamente do Salão Nobre e do Auditório, onde foram instaladas três câmeras em cada setor. As equipes de reportagem também ganharam novas câmeras portáteis, possibilitando mais agilidade e operacionalidade nas coberturas internas ou externas.
A parte física onde a Rio TV Câmara está situada também ganhou nova ‘roupagem’ com a chegada da tecnologia mais moderna. A Suíte de Corte, o Controle Mestre e o Estúdio receberam novos equipamentos, mesas e cenários. Um novo espaço está sendo concluído em outro andar, no mesmo prédio onde a emissora está localizada, na Cinelândia, no Centro do Rio, que vai abrigar o Jornalismo e a Produção.
Todas as mudanças acompanham o momento vivido pelas demais emissoras em todo o país, com a transformação do sistema analógico em digital. Além disso, a Rio TV Câmara também aguarda sua transformação em uma emissora 24 horas, no canal aberto. Parceria nesse sentido já foi assinada entre a Presidência da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e do Senado Federal.
Para o jornalista Hélio Araújo, diretor-geral da Rio TV Câmara, a emissora precisa estar preparada para os novos desafios que o futuro reserva. “O principal objetivo de toda essa transformação da Rio TV Câmara é levar um produto com ainda mais qualidade ao nosso telespectador. Não basta apenas trocar os equipamentos: temos que ter produtos que interessem ao cidadão em nossa grade, sejam eles com foco no legislativo municipal ou na cidade. Para isso, a qualificação da equipe é fundamental, no sentido de ter conhecimento e criatividade para sugerir esses produtos. Temos de estar preparados para enfrentar os novos desafios que o futuro tecnológico nos reserva. O cidadão, hoje, é participativo, atuante e quer estar bem informado. E ele quer saber de tudo no momento em que as coisas acontecem. A Rio TV Câmara evoluiu ao longo desses 15 anos e está se preparando, técnica, estrutural e humanamente falando, para o futuro que bate à nossa porta. Ou seja, um futuro que já é presente”, disse Hélio.
Comentários