“Pela amostra que analisamos, é possível ver como a premiação da Astral estimula a produção nos legislativos do Brasil, contribuindo para a experimentação e para a disseminação de uma cultura do audiovisual, com profissionais cada vez mais experientes, buscando atingir os melhores padrões de qualidade”. As declarações de Angela Silva Brandão, diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, em Brasília, se referem ao conteúdo dos documentários que serão exibidos no próximo dia 30, na II Mostra de Documentários promovida pela Associação Brasileira de Rádio e Televisões Legislativas (ASTRAL).
A II Mostra acontecerá no próximo dia 30, às 17 h, na sala 20, 2º Andar, do Centro de Convenções Expo Center Norte (SET EXPO 2018), em São Paulo. Os vencedores serão premiados e terão seus documentários veiculados nas TVs Senado e Câmara. Antes da Mostra, a ASTRAL promoverá o “II Seminário Legislativo de Tecnologia de Rádio e TV Digital”, que ocorrerá durante a SET EXPO 2018. A participação neste evento da ASTRAL é totalmente gratuita.
Nesta edição, Angela Brandão, que compôs a Comissão Julgadora dos documentários, explicou que houve a busca e análise dos documentários inscritos do ponto de vista técnico, observando a linguagem adotada para transmitir o conteúdo relacionado ao assunto selecionado. “É possível perceber que os recursos disponíveis para os realizadores variam amplamente. Dessa forma, recebemos para análise inscrições de documentários nos mais diversos formatos”, observou.
Segundo Angela Brandão, alguns se assemelham a grandes reportagens e outros a institucionais, enquanto alguns, demonstram grande domínio da linguagem documental, sem deixar a dever aos maiores realizadores nacionais do gênero.
“Esperamos que esta edição do prêmio da Astral seja apenas uma de muitas a se seguirem no futuro”, disse.
Angela sugeriu que dentro do possível, a ASTRAL estude a possiblidade de realizar uma amostra em algumas cidades de onde surgem as inscrições. “O conteúdo e o público das TVs Legislativas do país com certeza agradecerão os resultados e frutos dessa iniciativa”, justificou.
Comentários