Foto: Mayke Toscano/ Bill Reino/TVAL-MT

A TV Assembleia de Mato Grosso participa da II Mostra de Documentários da ASTRAL com quatro vídeos retratando a realidade da população ribeirinha do Rio Cuiabá, a saga dos escravos na primeira capital do estado, a cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, o tradicional Carnaval no município de Guiratinga e a atividade das comitivas de boiadeiros em pleno Pantanal.

O doce sabor de Bonsucesso

A centenária comunidade de Bonsucesso é uma das guardiãs das origens do estado de Mato Grosso. Às margens do rio Cuiabá, uma luta é travada: manter viva tão rica cultura passada de geração em geração. Seja pelo conhecimento culinário, seja pelo artesanato remanescente dos povos indígenas que ali viveram. O curta com tempo de 21:28 segundos produzido pela Tv Assembleia de Mato Grosso explora o contraste entre passado e presente, assim como nos leva a pensar no futuro de Bonsucesso. Para isso, navega ao sabor de uma linda história tecida com a participação de memoráveis personagens.

Vila bela da Santíssima Trindade: história de um povo guerreiro

Com a escassez de ouro, centenas de escravos são deixados a própria sorte na primeira capital de Mato Grosso. Abandonados, encontram ainda mais força para reconstruírem suas vidas e reviverem seus antepassados. A TV Assembleia viajou até Vila Bela da Santíssima Trindade para contar a história de um povo guerreiro, que chama a atenção pela sua força e cultura. O curta tem 28:32 segundos. As Danças do Congo e Chorado são muito mais que um rítimo, uma história de vida contagiante. Tudo isso em um lugar cercado por impressionantes belezas naturais. Entre elas, a cachoeira do Jatobá, a terceira maior do Brasil.

Os Caretas de Guiratinga

Em um dos carnavais mais tradicionais de Mato Grosso quem comanda a folia é o “Bloco dos Caretas”. Uma tradição de há quase sete décadas, que se renova todos os anos e faz do Carnaval de Guiratinga ser único em Mato Grosso será mostrado em um curta de 26:25 segundos. Os caretas saem às ruas onde mais de 300 integrantes do bloco vestem seus roupões de chita e suas máscaras, para brincar nas ruas. Com muita criatividade a máscara é confeccionada com papel e cola numa técnica de papel marchê, moldados com argila. Ano após ano, turistas de várias cidades se misturam com os moradores de Guiratinga no imenso cordão de alegria e irreverência que se forma atrás do Bloco dos Caretas.

Comitiva do Pantanal ao Cerrado

A equipe da TV Assembleia passou 27 dias acompanhando uma comitiva que levou uma boiada do pantanal ao cerrado. As comitivas são formadas por peões de boiadeiros e suas montarias, fenômeno socioeconômico e cultural, que ocorre no pantanal de Mato Grosso. Em Cáceres, alguns fazendeiros utilizam a comitiva para transportar o gado de uma fazenda para outra. São léguas e léguas, até meses no lombo de mulas, transportando o gado no estradão. No caminho, a comitiva enfrenta problemas, mas também se diverte na festa de santo ao som do cururu na viola de cocho.

E como diz a letra de Almir Sater “nossa viagem não é ligeira, ninguém tem pressa de chegar. A nossa estrada é boiadeira, não interessa onde vai dar”. O documentário de média metragem tem 38: 05 segundos.