Câmara dos Deputados lança livro sobre o futuro da TV

Artigos de especialistas na área debatem os principais desafios do veículo

Câmara dos Deputados lança livro sobre o futuro da TV

A Câmara dos Deputados lançou na tarde desta quarta-feira (13) o livro “O Futuro da TV – 25 anos da TV Câmara”. O evento foi realizado no auditório da emissora do parlamento federal, com transmissão ao vivo no Youtube. A obra, que é composta por 25 capítulos, pode ser adquirida de forma gratuita em formato PDF (link no fim da matéria).

O livro foi organizado pelos jornalistas Alessandra Anselmo, Cláudia Lemos e Lincoln Macário, todos da Câmara dos Deputados. Ao todo, são 293 páginas que trazem 27 artigos elaborados por 34 autores, que trabalham tanto em universidades quanto em outros órgãos do setor público e, também, no mercado de trabalho privado.

A obra está dividida em quatro partes: 1) o papel da TV no contexto democrático da sociedade tecnológica; 2) o desafio de atualizar a regulamentação do setor; e os modelos de gestão das TVs públicas; 3) tecnologia, linguagem e consumo; 4) registro da memória da TV Câmara dos Deputados, emissora criada em 20 de janeiro de 1998.

Segundo Cláudia Lemos, o livro tem o potencial de ser uma referência para os profissionais da área:

- O livro é importante por reunir material sobre as tendências em tecnologia, regulação, linguagem e gestão. Vai ser uma referência para quem atua no campo e se preocupa em fazer o melhor trabalho de comunicação pública, focado no cidadão – disse a jornalista, que é presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).

Ela comentou, ainda, que os artigos ajudam na discussão sobre a implementação da TV 3.0, nova tecnologia de televisão que está sendo debatida por profissionais e em instituições da área, inclusive no âmbito do Ministério das Comunicações.

- A TV pública precisa se preparar para o futuro, pensando em como cumprir o seu papel de transparência em um cenário que está mudando. Um ponto fundamental é a nossa participação no grupo de trabalho que está preparando a transição para a TV 3.0. Precisamos, por exemplo, desenvolver o aplicativo que vai permitir estarmos nos aparelhos de TV que vão ser produzidos com base no novo padrão- concluiu.

A presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), Luciana Rivelli, elogiou a qualidade das informações e das discussões apresentadas pelos organizadores e autores do livro:

- Esta obra tem um impacto muito significativo para todas as emissoras legislativas. Além de firmar o compromisso com a sociedade a partir da missão do parlamento brasileiro, a obra prepara as emissoras para o futuro, servindo como uma verdadeira bússola em busca da excelência das televisões legislativas. Recomendo a leitura – disse Rivelli.

Clique aqui e acesse o livro “O Futuro da TV – 25 anos da TV Câmara”.

Assista ao evento de lançamento.

Bruno Lara / ASTRAL

MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia