Após o encerramento das inscrições, a Coordenação da II Mostra de Documentários da ASTRAL divulgou a lista dos documentários que serão avaliados pela comissão julgadora nos próximos dias, conforme regulamento da mostra. Ao todo foram inscritos s 27 documentários das emissoras Legislativas de varias regiões do Brasil. Os trabalhos passarão pelo crivo da comissão avaliadora no período de 1 de julho a 15 de agosto deste ano. Os vencedores, primeiro e segundo lugar, serão premiados, durante a realização do Seminário de Tecnologia da ASTRAL/ SETEXPO, no dia 29 de agosto de 2018, em São Paulo. Os vencedores terão ainda, a veiculação dos seus documentários, na TV Câmara e TV Senado.

A novidade deste ano, em relação a 2017, é a ficha de avaliação técnica, que determina as diretrizes do julgamento de cada documentário.

Acessem o link aqui: Regulamento da II Mostra de Documentários das TVs Legislativas.odt (3)

A ficha de avaliação visa mensurar a qualidade dos documentários, analisando os trabalhos de edição; trilha sonora; ambientação das personagens; adequação ao gênero documentário; adequação da narrativa; postura adequada com os entrevistados; compromisso ético com o público das TVs Legislativas; tratamento adequado à TV Pública; inovação e criatividade na forma de abordar o tema e trazer audiência para a TV Legislativa.
Havendo empate na pontuação final, será classificado o documentário que apresentar nota superior no fator “ADEQUAÇÃO À LINHA DE PROGRAMAÇÃO DAS TVs LEGISLATIVAS”. Persistindo o empate, o desempate se dará através de sorteio.
Cada emissora poderá enviar, no máximo, dois documentários de curta duração e outros dois de média e longa duração, através de link compartilhado do google drive e deverão ser enviados para o e-mail gerencia@astralbrasil.org até a data estipulada no cronograma.

A Comissão Avaliadora é composta por Alessandra Marquez  Anselmo, diretora de Rádio e TV Câmara dos Deputados (DF), Florian Madruga, Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (ABEL), Renato Nery, Diretor Executivo da Cine (SP),  Ângela Silva Brandão, Diretora Executiva da Secretaria Social de Comunicação da TV Senado (DF), Luiz Carlos Santana, Jornalista e Servidor Efetivo da TV Senado (Interlegis) e Sérgio Lerrer, Jornalista do Pró Legislativo. 

DOCUMENTÁRIOS RECEBIDOS PARA II MOSTRA QUE ACONTECERÁ EM SP

QUANTIDADE
INSTITUIÇÃO
DOCUMENTÁRIO
01
ALMG
DIALOGOS DOC PUBLICO E PRIVADO
 
03 DOCUMENTARIOS
NA LEI OU NA MARRA O COMBATE ANTES DO GOLPE
 
 
MEMORIAS ROMPIDAS
 
 
 
02
ALERJ
MULHERES NEGRAS
 
02 DOCUMENTÁRIOS
BRASIL NEGRO ALTERADO
 
 
 
03
CAMARA M. DE JOAO PESSOA
OS PARAIBANOS E O SÃO JOÃO
 
LINK YOUTUBE
CAMARA 70 ANOS DE HISTÓRIA
 
02 DOCUMENTÁRIOS
 
 
 
 
04
CAMARA M. DE POUSO ALEGRE MG
HOMENAGEM 100 ANOS 14º GAC
 
04 DOCUMENTÁRIOS
ESCOLA LEGISLATIVO FINAL RENDER
 
 
DOCUMENTÁRIOMHTT
 
 
INSTITUCIONAL BRILHO AZUL
 
 
 
05
CAMARA M. DE ARARAQUARA SP
ELAS QUEBRAM RESISTIR PARA EXISTIR LIBRAS
 
02 DOCUMENTÁRIOS
GRALHA AZUL 2017
 
 
 
06
ALMT
COMITIVA PANTANAL CERRADO
 
04 DOCUMENTÁRIOS
BONSUCESSO FINAL
 
 
OS CARETAS DE GUIRATINGA
 
 
VILA BELA
 
 
 
07
ALCE
LUZ, CAMERA E BARRETO
 
04 DOCUMENTÁRIOS
PADRE IBIAPINA O MISSIONÁRIO
 
 
MORAR DIAS SITIO SÃO LUIS
 
 
ALDEIA DO SABER
 
 
 
08
ALGO
CÉSIO 137
 
04 DOCUMENTÁRIOS
ESTAÇÃO CULTURA – A ARTE DO GRAFITTI
 
 
A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL E SOCIAL DAS COOPERATIVAS DE RECICLAGEM
 
 
30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL