Astral Brasil marca presença na SET EXPO 2023, em São Paulo

Astral Brasil marca presença na SET EXPO 2023, em São Paulo
A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) participou ativamente da SET EXPO 2023, Feira e Congresso promovidos pela SET - Sociedade de Engenharia de Televisão -, que acompanha e revela os avanços tecnológicos em toda a cadeia que engloba a captação, produção, transmissão e distribuição de conteúdo audiovisual. O evento foi realizado de 7 a 10 de agosto no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo-SP.


A presidente da Astral, Luciana Rivelli e outros diretores e associados participaram da programação, promovendo a melhoria de relacionamento com as casas legislativas e representantes das emissoras do setor, realizando happy hour e inúmeras reuniões, visando o aprimoramento das relações entre as emissoras das Assembleias Legislativas e Câmara Municipal e a rede de fornecedores e desenvolvedores de soluções para o setor de broadcasting.


Luciana Rivelli destacou a importância da oportunidade da SET EXPO para a atualização do setor de emissoras legislativas e da necessidade de acompanhamento das transformações tecnológicas e a visibilidade do segmento.


Ascensão das Tvs Legislativas


Torna-se evidente que o avanço da sociedade e do Estado tem conferido maior expressão às atividades das casas legislativas como espaços que traduzem anseios dos mais diversos setores da população. Sejam os debates e votações realizadas em plenário, mas também no âmbito das comissões, movimentações e projetos de parlamentares, seja no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais.


Cada vez mais se intensificam e fortalecem as conexões entre os cidadãos e o que ocorre nos legislativos. E são justamente as emissoras legislativas, aquelas responsáveis pela geração dos conteúdos em tempo real, ou gravados, capazes de traduzir todas estas circunstâncias.


Portanto, conforme também alerta da jornalista Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, a constante busca de novos processos que envolvam a produção e a transmissão tem por finalidade facilitar e acelerar os trabalhos e a SET EXPO permite essa atualização.


Multiplataforma


A SET EXPO de 2023 foi espaço de marcas tradicionais do setor, como Sony, Canon, Panasonic e Hitachi, mas também teve forte presença de desenvolvedores oriundos do setor de eletrônica e tecnologia de informação.


O evento torna evidente a aproximação entre os setores e a busca de soluções mais ágeis que possibilitem em suas performances práticas amigáveis, que hoje estão presentes, seja no mundo digital ou da chamada IoT, da internet das coisas.


Esse movimento de procura por equipamentos predominantemente de menor porte, e cada vez mais voltados para a mobilidade, aponta forte influência na produção material audiovisual para múltiplos destinos.


Sinal da tendência de um audiovisual que pode estar gravando ou transmitindo, tanto para emissoras de tv, mas também para redes sociais. E que tenha recursos, para coberturas rápidas e instantâneas, de micro, pequeno e médio porte, conforme demanda.


Digitaliza Brasil e TV 3.0


O coordenador da Rede de Tv Legislativa da Câmara dos Deputados, o engenheiro Carlos Neiva, durante happy hour na SET EXPO 2023, promovido pela Astral Brasil, fez rápida atualização a respeito do Projeto Digitaliza Brasil e o desenvolvimento da TV 3.0.


Esses novos passos tecnológicos permitirão maior expansão do setor de tvs legislativas pelo Brasil, gerando oportunidades para integração de pequenos municípios ao sistema.


É um fato evidente o papel das novas tecnologias no aumento do alcance do sistema. São as inovações, as transformações do mundo digital, e a maior acessibilidade de serviços de nuvem, por exemplo, que permitirão um múltiplo compartilhamento de conteúdos e conhecimentos de forma mais instantânea e de custos viáveis.


E esse papel, de articulação de rede, troca de conteúdos, conexão de produção e transmissão da produção audiovisual, de forma unânime foi evidenciada, pelos diferentes Diretores e profissionais de Tvs legislativas visitantes da SET EXPO 2023, que é um papel fundamental da Astral Brasil, a Associação das Rádios e Tvs Legislativas.


Em um mundo no qual o audiovisual ganhou importância diferenciada na difusão do entretenimento, da informação e do jornalismo, tornou-se ainda mais relevante o papel de fortalecimento de cidadania por meio dos conteúdos emissoras de televisão e rádio legislativas. As emissoras comerciais, com sua competência, têm uma importante participação no mercado como um todo. Entretanto, as emissoras das casas legislativas tem a responsabilidade pública e ética de cobrir a formulação dos debates públicos e da legislação, independentemente de audiência, e dimensões de repercussão pública desta ou daquela questão específica.


Assim, seja pelo broadcasting tradicional, seja pelo streaming, a produção e transmissão das Tvs Legislativas é insubstituível para a transparência das atividades legislativas e do setor público em geral, e como fonte primária de informação para a sociedade.


A presidente da Astral Brasil, Luciana Rivelli, complementa: "É importante registrar que a distribuição dos canais legislativos do Digitaliza Brasil foi uma conquista da Astral Brasil".


Mudam tecnologias, surgem novas plataformas, e a produção audiovisual legislativa fortalece sua relevância. A participação da Astral Brasil na SET EXPO 2023, e de diversos profissionais do setor, foi um registro evidente desta realidade.


Assista aqui depoimentos sobre a SET EXPO 2023



Veja aqui a Galeria de Fotos




MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia