Por Maiquel Rosauro
site claudemirpereira.com.br/A TV Câmara de Santa Maria completará duas décadas de história em 2018 e, neste mesmo ano, deve começar a ser transmitida por canal aberto. A iniciativa representa o resultado de um trabalho que vem sendo realizado há dez anos.
Na terça-feira (10), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou, no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza à Câmara dos Deputados a utilizar o Canal 18D da TV Digital em Santa Maria. A mesma banda também será usada pela TV do Legislativo Municipal. Hoje, TV Câmara é transmitida no Canal 16 da Net, enquanto que as sessões plenárias, as terças e quintas, são exibidas ao vivo pelo YouTube. O veículo também realiza a cobertura de audiências públicas e produz matérias e programas de interesse público. Além disso, cumpre um importante papel na formação de jornalistas, já que sempre esteve de portas abertas para estagiários.
Um dos principais idealizadores da TV Câmara em canal aberto é o cinegrafista Jorge Luis da Silva. Há dez anos ele se esforça para vencer todas as etapas de um processo longo e burocrático. “O próximo passo é investirmos na compra de um transmissor e uma antena. Vamos fazer um pedido de orçamento para comprarmos no ano que vem”, projeta o servidor.Autorização para o uso do Canal 18D pela Câmara dos Deputados, em Santa Maria, foi publicada na terça-feira (10). A mesma banda será usada pela TV Câmara
Quem também está animado com a novidade é o vereador João Ricardo Vargas (PSDB), que faz parte da Mesa Diretora da Casa. “A RBS cedeu um espaço no Morro das Antenas para instalarmos o nosso equipamento. Após termos o orçamento, vamos abrir um edital de concorrência para aquisição. Em 2018, já queremos estar com a TV no ar”, comemora Vargas.
Com a novidade, a TV Câmara terá importantes mudanças. A começar pela programação. Dois novos profissionais serão contratados para dar conta da nova grade, que deverá atuar ainda mais forte em assuntos de interesse da comunidade. Os novos servidores, aliás, já foram até habilitados no concurso realizado em 2016, falta apenas o chamamento oficial.
Contudo, a principal alteração deve mesmo ser sentida pelo público, que poderá acompanhar de perto o dia a dia dos vereadores de Santa Maria. “Esta é uma conquista importante para a cidadania, pois toda a população poderá conferir o que é feito na Câmara”, pontua o servidor Marcos Borba, um dos editores de imagem da TV de Câmara.
Comentários