Recentemente, a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) registrou a filiação da TV Câmara de Louveira (SP), contribuindo ainda mais para a consolidação da associação, dentro da comunicação legislativa. “É com imensa satisfação que a ASTRAL recebe a filiação da TV Câmara de Louveira, que atua no interior paulista, com um quadro excelente de profissionais, que estão atentos à importância de juntos fazermos o melhor pela emissora na região”, afirmou Wanderley Oliveira, presidente da ASTRAL.
Conforme Estatuto da entidade, a Astral congrega as rádios e televisões mantidas pelo Poder Legislativo das esferas federal, estadual e municipal. A associação tem por objetivo, o intercâmbio técnico e a troca de experiências, o estímulo à criação e funcionamento das rádios e televisões legislativas e a promoção do debate sobre o papel desses veículos de comunicação, como instrumento de transparência das ações do Poder Legislativo e de aprimoramento do sistema democrático e do exercício da cidadania.
Sua existência promove maior aproximação entre as casas legislativas reunindo experiência em televisão e rádio daquelas casas que já possuem seus meios de comunicação e também ajudando aquelas que ainda planejam a criação de suas emissoras. “Cada vez mais atuante nas discussões sobre política de comunicação no País, a Astral se consolida como associação de luta pelo fortalecimento das emissoras do Poder Legislativo em todas as esferas e está presente em todas as discussões sobre o futuro da radiodifusão no País”, ressaltou Wanderley.
A direção da Câmara de Louveira avaliou a parceria, como uma iniciativa fundamental na troca de experiências sobre o debate do papel dos veículos de comunicação. “A TV Câmara é uma iniciativa de fortalecimento da comunicação legislativa, na medida em que oferece a população um veículo capaz de interagir, oferecer maior transparência e também para que os vereadores possam prestar contas de seu trabalho”, disse o presidente da Câmara de Louveira e vereador, Marquinhos do Leite (PTB).
“O principal foco da TV Câmara é levar ao público em geral as atividades e ações do Legislativo, dando divulgação e transparência a todos os atos praticados pela Casa. A comunicação legislativa precisa acompanhar as mudanças de comportamento da população e fazer o possível para se comunicar com as novas gerações”, afirmou o jornalista e Diretor da TV Câmara Louveira, Bira Batista Jr.
Histórico-
As redes sociais são a segunda maior mídia de massa depois da TV aberta e a maior mídia dentro da internet. Pensando nisso a Câmara Municipal de Louveira, optou por utilizar esses aplicativos eletrônicos, para tentar aproximar, ainda mais, o público das questões relevantes em discussão, debate e aprovação no Legislativo.
Esse trabalho propiciou a divulgação ampla das atividades parlamentares, como sessões ordinárias e extraordinárias, visitas técnicas, audiências públicas, sessões solenes e projetos de lei em tramitação. Além da transparência, com transmissão ao vivo das licitações e pregões. As páginas da Câmara nas redes sociais (Facebook, e YouTube) têm o objetivo de atrair, aproximar e incentivar a participação da população nas ações Legislativa.Além do seu portal na internet, em que são divulgados os dados e informações sobre atividade legislativa e prestações de contas, o Parlamento também marca presença nas principais redes sociais, ampliando e conferindo maior atratividade e eficácia à sua estratégia comunicativa.
Quem acessa as páginas e os perfis da Câmara pode, além de se informar sobre as ações dos vereadores, participar do processo legislativo, dando sua opinião em relação às proposições ou acompanhando as reuniões parlamentares e audiências públicas, enfim todos os atos e ações do Legislativo de Louveira.
Um marco para cidade de Louveira foi o início das transmissões das sessões legislativas com tradução para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Hoje, os deficientes auditivos têm a devida acessibilidade garantida aos trabalhos legislativos.