Gerson de Castro representou o presidente da ASTRAL, Wanderley Oliveira, no Seminário Internacional TV Câmara 20 Anos: Transparência e Comunicação. Ele falou no painel sobre gestão que foi presidido pela diretora da TV e Rádio Câmara, Alessandra Anselmo, realizado hoje (7), nas dependências do Congresso Nacional, em Brasília (DF), com a participação de vários representantes das emissoras legislativas brasileiras.
O painel reuniu ainda, Blanca Ibarra, ex-diretora do Canal Del Congreso, do México, Érico Oliveira, diretor-adjunto da TV Senado e, por videoconferência, Peter Knowles, da BBC Parliament, do Reino Unido.
“A história da TV Câmara que é parceira da ASTRAL mostra a importância do caminho que foi adotado dentro da Democracia brasileira. Apesar das muitas imperfeições que ajudaram a colocar em xeque valores democráticos com informações, ainda assim, há um grande interesse e participação da sociedade que acompanha as ações dos seus representantes por intermédio das emissoras legislativas”, afirmou Gerson de Castro que integrou a Mesa de Debates no painel sobre gestão.
Segundo Gerson, atualmente, parte da população brasileira é descrente da Democracia. “Podemos sentir isso em qualquer conversa, seja em casa ou fora dela. Mas de uma coisa a população brasileira não pode reclamar: a transparência que o país alcançou em termo de divulgação dos atos dos gestores públicos, principalmente, nas casas legislativas”, disse.
Gerson ressaltou que a transparência das Casas Legislativas não é algo perfeito, acabado, finalizado, mas está a caminho. “Hoje a população quer conhecer seu legislativo. Ela tem muito mais informações à sua disposição do que tinha há pouco mais de vinte anos, quando o legislativo era mais fechado. Então se hoje a mazelas são mais divulgadas deve-se também ao avanço da Democracia. E este conhecimento sobre o poder legislativo deve-se em grande parte, ao trabalho das emissoras legislativas”, afirmou Gerson.
Ao final, ele disse que a TV Câmara é um dos pilares da história das TVs Legislativas brasileiras por ter incentivado outras emissoras a serem criadas e a se consolidarem. Gerson reforçou o esforço da ASTRAL de estreitar ainda mais, a parceria com a TV Câmara e defendeu o aperfeiçoamento da qualidade do conteúdo e abertura de novas emissoras legislativas no país. “É importante o estreitamento dessa parceria e a instalação de novos canais legislativos para que a população seja beneficiada. Há um desgaste, mas também um grande interesse da população sobre o que os representantes públicos fazem nos poderes” observou.
O painel com pesquisadores teve como palestrante Chico Sant´Anna, doutor em Ciências da Informação e Comunicação com a tese das Mídias das Fontes: um novo ator no cenário jornalístico brasileiro.
Fernando Oliveira Paulino, doutor em Comunicação e Diretor da Faculdade de Comunicação da UNB, Pesquisador do Laboratório de Politicas da Comunicação.
Rachel Barreto doutora em Ciência Politica com a tese “Tribuna ao Vivo: discussão, representação e os avessos suscitados pela mediatização do parlamento”.
O encontro abordou a trajetória da TV Câmara desde sua criação com a formação de equipe, aquisição de equipamentos e o acompanhamento da tecnologia. A preocupação com as coberturas do período eleitoral também foi abordada.
Comentários