Emissora filiada à ASTRAL acumula prêmios e prevê crescimento dos trabalhos
A TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) celebrou 20 anos de criação em sessão solene realizada na tarde do dia 4 de dezembro, no plenário da Casa. A iniciativa do evento foi do deputado Ezequiel Ferreira, presidente do parlamento estadual, instituição filiada à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL).
A cerimônia de aniversário também contou com a presença do diretor da TV, Bruno Giovanni, e do chefe da Divisão de Rádio e TV, Gerson de Castro.
- A TV da Assembleia do Rio Grande do Norte é o principal canal de comunicação do parlamento e cumpre um papel fundamental de transparência e informação ao cidadão sobre o que acontece na Casa. Além disso, a TV exerce um papel cultural e histórico fundamental, pois é o canal que mais tem registros das manifestações culturais do estado. A nossa programação é plural, com conteúdos que atendem ao interesse público - declara Gerson de Castro, que é diretor financeiro da ASTRAL.
A emissora foi criada em outubro de 2003, sendo uma das primeiras TVs legislativas do país. Atualmente, o sinal da televisão da ALRN chega em mais de 50 municípios, o que representa uma população de 2,5 milhões de pessoas. A meta é alcançar as 167 cidades do estado, que tem 3,4 milhões de habitantes.
A TV é gerida pela Fundação Djalma Marinho e exerce, também, uma forte atuação jornalística, com a transmissão de dois telejornais diários, além da cobertura das atividades parlamentares e da produção de programas nas mais diversas áreas.
Uma das principais produções no campo da educação é o programa Conexão Enem, criado em 2015 e que hoje é referência nacional na preparação dos jovens para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. "Um programa de sucesso que inspirou outras emissoras legislativas do país", declara Castro.
O reconhecimento dos trabalhos do canal tem vindo, inclusive, através de prêmios. Um dos mais recentes conquistados pela emissora é o Prêmio Fecomércio de Jornalismo 2023. A reportagem vencedora, do jornalista Lamonier Araújo, trata sobre o empreendedorismo feminino apoiado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
Tamanho sucesso ajuda a justificar o projeto em andamento na Assembleia de ampliação da estrutura de produção tanto da TV quanto da rádio, que vão ganhar novas instalações de estúdio.
A presidente da ASTRAL fez questão de parabenizar a TV da ALRN pelos 20 anos de trabalhos e o sucesso da emissora.
- É uma TV reconhecida pelo compromisso com a comunicação pública e a contribuição constante à população potiguar no acesso à educação política e, em especial, às informações relativas aos debates da Assembleia Legislativa. A ASTRAL se sente parte desse sucesso, especialmente por contar com dois grandes representantes da ALRN na diretoria da Associação, que são o Gerson Castro e a Marília Rocha (diretora de Comunicação) - declarou Rivelli.
Bruno Lara / ASTRAL.
Fala ocorreu durante evento de comunicação e inovação na Câmara Legislativa do DF
Gerson de Castro vai falar sobre TVs públicas e democracia
Emissora transmite 40 programas em canais aberto e fechado 24 horas por dia