Plataforma já é utilizada por, pelo menos, seis casas legislativas
A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) anunciou que está em processo de fechar uma parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) para obter um software de gestão e armazenamento de vídeos. Com a cooperação, as emissoras associadas terão mais facilidade para obter e desfrutar, de forma gratuita, desta ferramenta tecnológica de fomento à comunicação pública. O Termo de Cooperação deve ser assinado em novembro.
O software já é utilizado pela ALRN na plataforma Legis Vídeo, que disponibiliza acesso a conteúdos audiovisuais da instituição, como sessões ordinárias, audiências públicas e sessões solenes, entre outras. Os materiais podem ser baixados em HD, além de apenas arquivo de áudio em MP3. O programa já é utilizado pelas câmaras municipais de Bauru/SP e Piracicaba/SP, e está em processo de implantação nas casas legislativas das cidades de Botucatu/SP, Jaboticabal/SP e Divinópolis/MG. A Câmara de Curitiba também pode adotar em breve o recurso tecnológico.
A presidente da Astral, Luciana Rivelli, esteve reunida na Câmara Municipal de Jundiaí com o diretor de Gestão Tecnológica da ALRN, Mário Sérgio Gurgel, e comentou que o acordo será um avanço nos trabalhos de comunicação e transparência das casas legislativas, das equipes que trabalham nos gabinetes e da própria imprensa que cobre os parlamentos:
- A parceria entre a Astral e a ALRN oferece aos associados a oportunidade de simplificar o processo burocrático para a implantação desta ferramenta, no que diz respeito à tramitação de acordos de cooperação para esta finalidade. O Legis Vídeo permite otimizar o recorte de vídeos de forma ágil e descomplicada. Com isso, será possível selecionar e recortar trechos específicos de vídeos com facilidade, de acordo com os interesses das instituições, dos parlamentares e da mídia - disse a administradora.
A assessora parlamentar Fernanda Lopes Antonio, da Câmara Municipal de Jundiaí, testou o software em algumas ocasiões, de forma experimental, e aprovou as vantagens da plataforma:
- Quando iniciamos a exploração do sistema, pude perceber a facilidade proporcionada pelo programa para agilizar as atividades diárias de um gabinete, o que certamente contribuirá para melhorar a comunicação entre os vereadores e a população - declarou.
Bruno Lara / Astral.
Fala ocorreu durante evento de comunicação e inovação na Câmara Legislativa do DF
Gerson de Castro vai falar sobre TVs públicas e democracia
Emissora transmite 40 programas em canais aberto e fechado 24 horas por dia