Foto: Ângelo Varela/ALMT

O grande desafio das emissoras legislativas de rádios e tvs no Brasil, ainda é atrair um grande público, com conteúdos segmentados, tendo como principal produto, as atividades parlamentares, no âmbito federal, estadual e municipal. O assunto será abordado pelo palestrante, Alexandre Pereira Tondella, gerente de Produção da Rádio e TV Cultura de São Paulo, que é uma emissora educativa e pública, durante o X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que acontece na cidade de Gramado (RS), no próximo dia 9.

A palestra de Alexandre Tondella vai propiciar reflexões de como atingir e manter um público nas emissoras legislativas, diante de inúmeras ferramentas de comunicação, atualmente, fortalecidas pelas redes sociais e disponibilizadas para a população brasileira, que também tem a preferência pelos conteúdos televisivos e radiofônicos dos legislativos.

Essas dúvidas deverão ser amenizadas na troca de experiências entre os profissionais da comunicação pública, que buscam audiência e, ao mesmo tempo, mantêm o respeito aos telespectadores, que esperam algo a mais das emissoras legislativas. “O importante é manter o respeito ao telespectador e procurar saber o que eles esperam das emissoras legislativas”, observou Alexandre.

Outra questão diz respeito às intenções de segmentar ou popularizar os produtos das emissoras legislativas, como alternativa para a consolidação das tvs e rádios parlamentares, no país. “As emissoras legislativas têm seu público já conquistado e poderá ser ampliado com a importância e relevâncias dos conteúdos produzidos”, avalia Alexandre, que abordou grande parte do tema, no primeiro seminário de comunicação pública, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no ano passado, em Cuiabá.