Josemar Cruz vai apresentar a proposta durante o Encontro da ASTRAL
O engenheiro Josemar Cruz, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), será um dos palestrantes do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL). Na tarde do dia 3 de dezembro, ele vai falar sobre o tema "Um Modelo de Operação Viável e Sustentável para a Rede Legislativa e Experiência dos Estados Unidos". O evento integra a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no centro de convenções ExpoMag, Rio de Janeiro.
Cruz pretende apresentar um modelo de operação para a Rede Legislativa, com o objetivo de integrar em uma plataforma em nuvem as emissoras atuais e as que serão agregadas no futuro. O sistema a ser proposto permitirá o armazenamento e a oferta de conteúdos que podem ajudar as TVs legislativas a montar as respectivas grades de programação.
Ele conta que esse modelo está sendo implantado nos Estados Unidos, tanto para emissoras comerciais quanto para as públicas e é capaz de viabilizar os custos das operações.
- Com a integração da TV a internet, através da TV 3.0, cresce a possibilidade de novos serviços e conteúdos na grade de programação. Tudo isso envolve aplicações e algoritmos integrados que não são baratos de serem obtidos por uma única instituição. Por isso, é melhor haver o compartilhamento das licenças desses serviços. É o que pretendo apresentar na palestra do Encontro da ASTRAL - disse.
Josemar Cruz compõe o Advanced Television System Committee (ATSC), dos Estados Unidos.
Nesse comitê, ele é membro votante das especificações e tecnologias do ATSC, cujo padrão, o ATSC 3.0, está sendo adotado pela TV 3.0 do Brasil.
Leia também:
Bruno Lara / ASTRAL.
Inscrições para a 2ª edição do evento estão abertas
Integração, comunicação, modernidade e transparência são conceitos da nova identidade visual
Edital pretende ampliar a oferta do sinal de TV digital das emissoras públicas e legislativas