TV Câmara de Bagé conta a história da Revolução de 23

Emissora gravou 12 horas de palestras para lançar o documentário

TV Câmara de Bagé conta a história da Revolução de 23

A TV Câmara de Bagé, no Rio Grande do Sul, lançou há poucos dias o “Especial – Revolução 23”. A produção audiovisual apresenta, em quase 15 minutos, um resumo da centenária história do último movimento armado entre povos do estado gaúcho (link do vídeo no fim da matéria).

De um lado estavam os “chimangos”, aliados do então governador (à época chamado de presidente), Borges de Medeiros, à frente do estado desde 1898. De outro, estavam os “maragatos”, unidos ao redor de Assis Brasil, principal opositor do mandatário. A guerra fechou a tríade de confrontos entre sul-rio-grandenses, que começou com a Revolução Farroupilha, ocorrida entre 1835 e 1845, seguida da Revolta da Degola, em 1893.

O conflito contado pela TV Bagé começou após Medeiros tomar posse do quinto mandato, no dia 25 de janeiro de 1923, sob acusação de fraudar as eleições. Gritavam os opositores: “é pau, é canzil, viva Assis Brasil”. Estava deflagrado o confronto.

A jornalista Lara Denise Medeiros foi quem pesquisou, apresentou e atuou na produção deste documento audiovisual. A ideia do vídeo surgiu após a TV Câmara de Bagé gravar cerca de 12 horas de palestras realizadas em diferentes locais da cidade, proferidas por especialistas sobre a Revolução. O tema repercutiu ao longo de 2023 em eventos do estado, por conta do centenário.

- É importante que este episódio seja conhecido porque atravessa a nossa história, reflete os ideais e perfis dos “homens” do século passado. A TV Câmara de Bagé tem tido a preocupação de produzir conteúdos na linha de documentários históricos e culturais – disse Lara Medeiros.

A emissora do parlamento de Bagé está em processo de filiação à Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL). A presidente da entidade, Luciana Rivelli, diz que este tipo de conteúdo reforça o papel político e educacional da comunicação pública.

- Documentários históricos, como este produzido pela TV Câmara de Bagé, desempenham um papel crucial na promoção da educação dos espectadores. Portanto, quando são transmitidas e produzidas por emissoras legislativas, surgem como um compromisso essencial para retratar os importantes eventos históricos do nosso país – disse Rivelli.

Clique aqui para assistir ao “Especial Revolução 23”.

Bruno Lara/ASTRAL.

MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia