Arituza Timbó

O Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1 ou 61.3 UHF) lança, no seu programa Perfil, neste sábado (28), às 19 horas, com reexibição no domingo, às 22 horas, o longa “Haroldo Serra – um homem chamado teatro” (55 min). Com a direção geral de Angela Gurgel, coordenadora do núcleo; roteiro e edição Vinicius Augusto Bozzo, o documentário foi gravado no Rio de Janeiro e em Fortaleza, entre outubro 2016 e março de 2017. A direção de Fotografia é assinada por Marcelo Alves.

Haroldo Serra, natural da cidade de Tamboril no Ceará, tem mais de 60 anos dedicados ao teatro. É fundador de um dos grupos mais importantes do teatro nacional, a Comédia Cearense, que foi berço de grandes e importantes talentos das artes cênicas.

“O documentário é um passeio pela sua história de vida, a paixão pelas artes cênicas, as ousadias e batalhas para fortalecer o teatro cearense. Com depoimentos de grandes artistas como Aderbal Freire Filho, Emiliano Queiroz, Claudio Jaborandy, Larissa Góes, Lucio Leonn, Fernanda Quinderé, além dos filhos que dão continuidade ao seu trabalho Hiroldo Sera e Haroldo Junior, e sua esposa, a atriz Hiramisa Serra“, destaca Vinicius.

O documentarista destaca, ainda, que Haroldo Serra até hoje dirige e acompanha os trabalhos de seu grupo. “Nossa equipe registrou momentos de Haroldo na direção de espetáculos e conversou com ele sobre seu amor pelos palcos e sobre o respeito com autores e com o público do teatro”, afirma.

Angela Gurgel assina, também, a seleção musical do documentário. O Núcleo de Documentários é composto ainda pelas jornalistas Ana Célia Oliveira, Janaína Gouveia, Marina Ratis e Arituza Timbó – além do editor de imagens e videografista Daniel Cardoso.