Declarações foram dadas em entrevista para a TV Alece
O presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), jornalista Gerson de Castro, concedeu entrevista na manhã de segunda-feira (19) ao programa de rádio Conexão Alece, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
A entrevista foi conduzida pela apresentadora Kézya Diniz e durou cerca uma hora e meia. Entre os temas abordados estão a missão, a história e os desafios da ASTRAL.
- A Associação nasceu a partir da formação da Rede Legislativa, do interesse das casas legislativas em ter as suas emissoras. E esses veículos julgaram ser necessário se agrupar numa instituição para defender interesses em comum. O principal objetivo da ASTRAL é representar as emissoras legislativas perante todas as entidades que atuam, principalmente, na área pública, compartilhando experiências e informações – explicou Gerson de Castro.
Durante a entrevista, o presidente comentou, ainda, sobre outras atuações da ASTRAL no campo da comunicação pública, como foi o caso da implantação do programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, em cuja etapa inicial foram distribuídos equipamentos de transmissão de TV digital para 321 cidades em 26 estados do país. Outro exemplo mencionado é a participação da entidade no programa Digitaliza Brasil, através do qual o Governo Federal, na gestão anterior, instalou antenas retransmissoras de TV em mais de 1.600 municípios brasileiros.
A entrevista revelou, ainda, uma das contribuições da ASTRAL para a comunicação pública no contexto da TV 3.0, considerada a nova revolução tecnológica para o campo audiovisual: a criação de aplicativos específicos para que o público possa assistir aos conteúdos das TVs legislativas federal, distrital, estaduais e municipais.
- Isso mostra que a ASTRAL atua em várias frentes. Onde há um fórum, onde há uma mesa de discussão sobre busca de soluções para problemas da comunicação legislativa, a ASTRAL está presente – afirmou Gerson de Castro.
A entrevista aconteceu em meio à série de visitas que o presidente da ASTRAL fez, em maio, à ALECE e à Câmara Municipal de Fortaleza, com o objetivo de promover mais integração e formar parcerias da Associação com os veículos de comunicação dos parlamentos do Ceará.
Leia também:
ASTRAL avança em parceria com parlamentos no Ceará
Bruno Lara / ASTRAL.
Parlamento mineiro é o quarto a aderir à Associação em 2025
Presidente da ASTRAL destaca importância de unir setores públicos e privados da radiodifusão nacional
Interessados devem se manifestar até o dia 28/11, através de formulário disponível no site do Ministério das Comunicações