ASTRAL e TCESP formam parceria para disponibilizar conteúdos

Filiadas podem obter programas sem custo e sem contrapartida

ASTRAL e TCESP formam parceria para disponibilizar conteúdos

A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) formou uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para que as emissoras filiadas possam obter produções audiovisuais disponíveis na Rede TCESP. O objetivo é permitir aos canais de televisão ampliar o leque da programação, com conteúdos de instituições envolvidas com a comunicação pública e a formação cidadã.

A Rede é composta pelo Tribunal, pelas TVs câmaras municipais do estado de São Paulo, a Associação dos Canais Comunitários de São Paulo e também a própria ASTRAL.

Entre as principais produções do TCESP estão: informativos jornalísticos, com cerca de três minutos; e o programa Controle Externo, que em trinta minutos traz entrevistas com, por exemplo, conselheiros, diretores e gestores envolvidos nas diversas atividades do Tribunal. Já foram ao ar mais de 50 episódios. O mais recente foi com o conselheiro e ex-deputado federal e estadual Marco Aurélio Bertaiolli.

Para o jornalista Fernando Martins, diretor de Comunicação do TCESP, esse tipo de cooperação entre os veículos da comunicação pública é fundamental para desenvolver a área e aumentar a transparência de instituições de governo e do Estado:

- A comunicação é indispensável hoje em dia, é uma área que tem essa função de dar luz, direcionar o holofote sobre os atos das organizações e dos agentes públicos e, também, de quem presta serviço para as administrações. Esse tipo de parceria tem, então, um propósito pedagógico, de ensinar o funcionamento, os processos institucionais e os seus impactos na sociedade - disse Martins.

O presidente da ASTRAL, Gerson de Castro, reforça o potencial dessa parceria em agregar valor às programações das emissoras legislativas:

- O acordo contribui, inclusive, para as gestões públicas serem fortalecidas com informações sobre as demandas e decisões tomadas pelos tribunais de contas. Isso porque tribunais de outros estados também costumam estabelecer esse tipo de relacionamento. O cidadão ganha com informação qualificada e diversificada dos poderes públicos – declara Castro, que também é chefe da Divisão de Rádio e TV da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

A parceria entre a ASTRAL e o TCESP não exige contrapartida na obtenção e transmissão dos conteúdos. Para saber mais e para adquirir as produções, basta enviar um e-mail para: comunicacao@tce.sp.gov.br.

Bruno Lara / ASTRAL.

MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia