Fonte: Rede Legislativa

Com a missão de divulgar as atividades parlamentares ao maior número de cidadãos, a Rede Legislativa encerra o ano com festa ao alcançar a marca de 61 emissoras de TV, em 51 canais, e nove rádios FM no ar.

Os canais da Rede Legislativa de TV estão presentes em 22 capitais: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Entre as capitais em que o Senado Federal é responsável pela implantação, o Rio de Janeiro avança ao obter a autorização ambiental do ICMBio para a instalação do transmissor, no Parque Nacional da Tijuca, e iniciar as obras do abrigo que receberá os equipamentos, em parceria com a Assembleia do Rio de Janeiro. O Senado também pretende implantar, neste ano, os sistemas de TV digital nas capitais Campo Grande e Porto Velho, restando apenas Curitiba e Teresina sem previsão.

Além das capitais, a Rede Legislativa de TV expande-se pelo interior do Brasil com 29 transmissores ligados. Em 2018, inauguraram suas operações Montes Claros/MG, Patos/PB e Santa Maria/RS, que se somaram aos canais de Assis/SP, Bagé/RS, Barreiras/BA, Barretos/SP, Bauru/SP, Botucatu/SP, Campinas/SP, Campos dos Goytacazes/RJ, Franca/SP, Jacareí/SP, Jaú/SP, Juiz de Fora/MG, Jundiaí/SP, Lavras/MG, Marília/SP, Mogi das Cruzes/SP, Piracicaba/SP, Pouso Alegre/MG, Ribeirão Preto/SP, Rio Grande/RS, São José do Rio Preto/SP, Sete Lagoas/MG, Sorocaba/SP, Tupã/SP, Uberaba/MG e Uberlândia/MG.

Ao todo, já são mais de 300 municípios cobertos pelo sinal dos canais legislativos, com mais de 50 milhões de brasileiros em 22 estados e no Distrito Federal atendidos pela TV Câmara, TV Assembleia e TV Câmara Municipal. Nas capitais, também disponibilizamos o sinal da TV Senado.

Nos próximos meses, devem ter início as operações de televisão em Arapongas/PR, Araras/SP, Blumenau/SC, Campina Grande/PB, Erechim/RS, Goianésia/GO, Jataí/GO, Passo Fundo/RS, Pelotas/RS, Poços de Caldas/MG, Santos/SP, Teixeira de Freitas/BA, Três Corações/MG e Ubá/MG. Canais de 112 cidades estão em processo de implantação, enquanto 357 ainda aguardam liberação de canais pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Rádio Câmara

A Rede Legislativa de Rádio dobrou seu alcance, em 2018, com a inauguração de mais quatro canais, num total de nove. Agora também nas ondas FM da Rádio Câmara as cidades de Balneário Camboriú/SC, Chapadinha/MA, João Pessoa/PB e Salvador/BA, que se somaram a Bauru/SP, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Pouso Alegre/MG e Teixeira de Freitas/BA, com canais já no ar.

Presente em oito estados do Brasil, sendo quatro canais em capitais e cinco no interior, a Rádio Câmara transmite para mais de oito milhões de cidadãos suas notícias, entrevistas, debates e músicas. A programação é composta em parceria pela Câmara do Deputados e Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais.

O início das operações em Itamarandiba/MG, Manaus/AM, Parauapebas/PA e Uberaba/MG, previsto para o início de 2019, pode aumentar o número de ouvintes da Rádio Câmara em três milhões. Estão em processo de implantação canais de rádio FM em 131 cidades. Mais 327 já solicitaram adesão à Rede Legislativa de Rádio e aguardam a indicação de canais pelo MCTIC.