Pioneira no estado e modelo para a expansão da rede legislativa de comunicação em todo o País, a emissora prepara novo projeto para o 2º semestre

A TV Câmara Bauru comemora mais um aniversário, na mesma data em que a cidade celebra sua emancipação político-administrativa. Em 1º de agosto de 1998, a emissora entrou ao ar e alcança a marca de duas décadas consolidada como referência para a implantação de novos canais legislativos.

Não à toa, são frequentes os contatos e visitas ao estúdio e à sala de controle da TV por representantes de Câmaras Municipais de todo o Brasil, em busca do modelo que reúne tecnologia de ponta em equipamentos e qualidade de conteúdo, cumprindo seu propósito na condição de televisão pública ao tratar de temas relevantes para a sociedade com transparência e pluralidade.

A TV Câmara Bauru foi a primeira emissora legislativa criada no estado de São Paulo, antes mesmo da TV ALESP, que deu início às suas transmissões um ano depois.

O projeto tornou-se possível a partir da chamada Lei do Cabo, que, em 1997, regulamentou os serviços de televisão por assinatura no Brasil, estabelecendo que as operadoras deveriam reservar um canal para as TVs legislativas.

Após 15 anos no ar, em 31 de julho de 2013, a TV Câmara Bauru inaugurou as transmissões também pelo Sinal Aberto Digital, universalizado após o desligamento do Sinal Analógico em março deste ano.

Além de dar publicidade e transparência aos trabalhos legislativos, a emissora cumpre a tarefa de arquivar eletronicamente os registros de todas as atividades promovidas no Plenário da Casa.

Em programas como “Fala Câmara”, “Entrevista”, “Espaço Aberto”, “Câmara Livre” e “Musicais”, os telespectadores têm acesso a prestações de contas dos mandatos parlamentares, discussões com gestores e especialistas sobre temas que estão no foco do debate público, prestação de serviços e à produção cultural da cidade.

“Esse é o nosso diferencial: podemos falar sobre tudo, dando voz a todos e, principalmente, aprofundando questões que dizem respeito à toda a sociedade, mas que não encontram espaço em empresas privadas de comunicação. Tudo isso, em produção integrada com a Rádio Câmara – outro pioneirismo nesse projeto de comunicação pública, que está interligado a uma grande rede de emissoras legislativas”, observa o diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru, Marcelo Malacrida.

VEM NOVIDADE!

Para comemorar seus 20 anos, a TV Câmara Bauru lançará, no segundo semestre deste ano, um novo programa jornalístico, que vai ao ar ao vivo, de segunda à sexta-feira, com duração de meia hora, na faixa de horário do almoço.

“Foi uma necessidade identificada pelo presidente da Casa, vereador Sandro Bussola, que também vinha sentindo o desejo por parte dos demais parlamentares, de aproximar a emissora da comunidade. Nosso objetivo é inserir este programa no hábito do bauruense que tem vontade de saber o que está acontecendo no setor público, mas com uma linguagem leve, com a qual todos consigam se identificar. E, somar a isso, a prestação de serviços”, explica Marcelo Malacrida.