Sid Carneiro

“Mais uma vez, o Encontro Nacional da ASTRAL foi um grande sucesso. A troca de experiências com colegas das Emissoras Legislativas de todo Brasil é extremante enriquecedora. Vivemos os mesmos conflitos, temos desafios muito parecidos e por meio dessa interação podemos buscar soluções criativas e eficientes, em conjunto”, avaliou Emanuela Barretto, jornalista efetiva e Coordenadora Institucional da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG).

Mesmo em curto período, o X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) manteve seu propósito de ampliar o conhecimento entre os profissionais da comunicação legislativa.

“As palestras de alto nível e grande aplicabilidade prática me fizeram voltar para Minas Gerais com novas ideias para fazermos a TV e a Rádio Câmara de Pouso Alegre avançarem ainda mais. Gostaria de agradecer e parabenizar toda diretoria da ASTRAL, em especial, o presidente Wanderley Oliveira, pela qualidade e organização deste grande evento”, argumentou Emanuela.

Mesmo com maior estrutura no sistema de Rádio e TV em cidades fora das capitais, os profissionais da Câmara de Ribeirão Preto, reiteraram a importância do evento para os associados. “O encontro foi excelente com temas pertinentes ao nosso dia-a-dia e que foram debatidos com diretrizes de execução do nosso trabalho”, afirmou Marco Aurélio Tarlá, jornalista da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

A partir do X Encontro da ASTRAL, a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul (RS), cidade próxima a Gramado (RS), vislumbra a implantação de uma TV Legislativa. “O seminário foi de grande valia, onde a troca de experiência foi excepcional. A partir das ideias trocadas, durante o congresso poderemos alavancar o nosso projeto de TV Câmara de Santa Cruz do Sul. Os palestrantes foram muito claros e precisos em suas informações abordando temáticas apresentadas com maestria e a dinâmica necessária para a compreensão de todos”, ressaltou Fabricio Hauth da Assessoria de Mesa da Câmara de Santa Cruz do Sul (RS).

A concentração e conteúdo e explanações esclarecedoras chamaram atenção de quem cruzou o país até Gramado. “A Astral está de parabéns, foi muito boa na programação do evento. Todas as palestras com muitas informações, mesmo num evento rápido, com que concentrou bastante conteúdo. O recinto lotado e deu para estabelecer contatos com os profissionais de outros lugares do Brasil e podemos analisar como está a situação de cada um”, observou Raero Monteiro, Chefe do Departamento de TV da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Para ele, o encontro, apesar do tempo curto, apresentou tudo que se espera de um encontro como esses. “Foi objetivo, com apresentações e questionamentos que atraiu a presença de um grande número de associados”, avaliou Raero.

O Gerente da TV Câmara de Camaçari (BA), Morivaldo Silva avaliou de grande valia o encontro, que debateu temas de interesse de todas as emissoras legislativas. “Tivemos grandes nomes da comunicação que abordaram sobre conteúdos das tvs legislativas, a lei eleitoral nesse período de campanhas no Brasil. Avalio como dez esse encontro”, disse Morivaldo.

Jacson M. Stülp, jornalista/assessor de imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul (RS), afirmou ser imprescindível, que o legislativo municipal fosse buscar por conhecimentos, que vão ajudar na implantação da TV Câmara para o município. “Eu me surpreendi positivamente, com as atividades realizadas pela Astral. Superou as minhas expectativas pelo fato das participações dos palestrantes serem bem dinâmicas e expuseram temas interessantes. Sem se ater muito a teorias, mas trazendo informações práticas e técnicas. Na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul estamos em vias de sermos contemplados com a concessão do canal de TV Digital e é imprescindível que busquemos conhecimento para dotar ela de uma programação de qualidade”, afirmou Jacson.

O tema sobre eleições eleitorais em 2018 chamou atenção do Diretor-geral da Rio TV Câmara, a emissora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Hélio Araújo. No entanto, ele acredita que poderia ter mais tempo para ser melhor explorado. “O Encontro foi excelente e em alguns aspectos, até superou minha expectativa. De uma forma geral, a troca de experiências possibilitada durante as palestras ou mesmo fora delas, naquelas conversas informais nos corredores ou no cafezinho, foram fundamentais para o aprimoramento do nosso trabalho diário. Saber que determinado “problema” que temos em nossa emissora outros colegas já tiveram e solucionaram de forma criativa é reconfortante e animador. Prova de que a Rede está no caminho certo e a troca de informações é a melhor forma de se encontrar as soluções para problemas comuns a todos. Só achei que a parte sobre as Eleições 2018, um assunto de interesse geral, foi um pouco ‘corrida’ e, por isso, pouco explorada”, analisou Hélio.

Georg Haendel Alves Medeiros – Diretor Geral da TV Câmara de Barreiras/BA destacou o encontro como agregação de valores e de conhecimento entre os profissionais da comunicação legislativa. Na sua avaliação, a troca de experiências de sucessos e temas como conteúdos de programação para emissoras, o alinhamento jurídico e o que pode e não poderá ser veiculado no período eleitoral deste ano, vão ajudar no cotidiano dos profissionais, que voltaram às suas realidades, mais otimistas.

“O encontro com demais componentes da Rede Legislativa foi bastante significativo e agregou valores. Destaco o compartilhamento dos editais da Ancine, direcionados para as tvs legislativas, produção de conteúdos, a palestra do TCU sobre elemento da governabilidade, a troca de experiências de sucessos, o alinhamento e direcionamento jurídico do que pode e não pode nesse período eleitoral ou seja todos falando a mesma linguagem, ajudando a termos um pouco de prudência na tomada de ações e registros nos aspectos de tvs e rádios”, resumiu Georg.

Para o Presidente da Câmara de Vereadores de Sinop (MT), Ademir Bortoli, o encontro da ASTRAL foi de fundamental importância para que pudesse entender o funcionamento da Rede Legislativa, uma vez que, o Parlamento de Sinop pleiteia a implantação de uma rádio FM. “Foi de grande relevância termos participado desse encontro que abordou diversos assuntos referentes às emissoras legislativas. Com certeza que todos que participaram ganharam com isso. Foi importantíssimo representar Sinop e tivemos um aprendizado que precisávamos para termos a noção dos nossos objetivos de ter uma radio na Câmara Municipal”, disse Bortoli.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.