As atividades do X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), acontece nesta quarta-feira (9), em Gramado (RS). A noite acontecerá a abertura da 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), que será estendida até o dia 11, também na mesma cidade gaúcha.

Para o presidente da ASTRAL, Wanderley Oliveira o evento da associação é a oportunidade de aprimoramento e troca de experiências do que tem sido realizado pelas tvs e rádios legislativas em todo o país. Além disso, os profissionais da comunicação legislativa terão o fórum adequado para fazerem suas reivindicações junto aos órgãos superiores da comunicação pública. Wanderley Oliveira disse ainda, que o evento deste ano atingiu um grande número de inscritos, atraindo inclusive parlamentares municipais e estaduais interessados em ampliar e implantar emissoras legislativas em suas regiões.

A ampliação da rede legislativa se consolida a cada ano, tendo alcançado limites internacionais. Recentemente, a ASTRAL e Ministério das Relações Exteriores viabilizaram a indicação de um profissional de rádio legislativa para contribuir na implantação de uma rádio legislativa no Parlamento Nacional do Timor Leste, na Ásia.

“A presença dos associados é fundamental para que nossas reivindicações sejam respaldadas junto aos órgãos da comunicação pública. Os associados já comprovaram se tratar de um evento de referência nacional na comunicação pública, onde serão tratados assuntos da mais alta relevância ao setor”, disse Wanderley.

Pela programação do evento, os representantes de TVs e Rádios associadas à ASTRAL ganharão, por exemplo, com a troca de experiências entre os profissionais das diversas áreas. “O evento se torna um grande intercambio entre os profissionais das tvs e rádios associadas”, observou.

O encontro da ASTRAL também permite debates sobre atividades desempenhadas por diferentes regiões das emissoras legislativas e esse intercâmbio de experiências proporciona aos participantes, ampliar a sua área de conhecimento e melhorar suas atividades nos Estados. Neste caso, a abertura da II Mostra de documentários da ASTRAL é um dos temas que tem atraído os participantes. “Neste dia será divulgado o regulamento para a participação na Mostra. O evento visa divulgar e valorizar o acervo de produção dos documentários produzidos pelas TV’s Legislativas do Brasil, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas nossas emissoras legislativas”, disse a  Coordenadora da II Mostra de Documentários, Luciana Mendes Pereira Rivelli, Secretária Geral da ASTRAL.

A divulgação dos vencedores será no dia 29 de agosto de 2018, durante o Seminário de Tecnologia da ASTRAL – SET EXPO.

Palestras –

Abertura do presidente da ASTRAL –

Wanderley Oliveira

ANCINE – A produção independente brasileira nas emissoras legislativas

Palestrante: Ricardo César Pecorari – Secretário de Políticas de Financiamento

Orientações da Rede Legislativa, durante o período eleitoral

Palestrantes: Deputado Federal e secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Márcio Marinho e a Coordenadora de Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel.

Limite para veiculação televisa no período eleitoral

Palestrante: Drº Fábio Nadal Pedro, procurador Geral da Câmara de Vereadores de Jundiaí (SP)

II Mostra de Documentário e debates sobre Rádio e TV Pública na atualidade.

Palestrante: Alexandre Tondella que é Gerente de Produção da Rádio e TV Cultura de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.