Texto e foto: Fabricio Vargas

O presidente do Legislativo, Alexandre Vargas, acompanhado dos demais vereadores, assinou na tarde desta terça-feira (27), o edital para a aquisição de equipamentos de transmissão em sinal digital da TV Câmara de Santa Maria. O ato é a última etapa de investimentos, que fazem parte do processo de estruturação da emissora, iniciado em 2013. De lá para cá, foram previstos investimentos sem comprometer o erário público.

A TV Câmara completa 20 anos em abril deste ano. Desde a sua fundação, tem o compromisso de manter a população santa-mariense atualizada sobre o que acontece no parlamento municipal. Atualmente, a programação é transmitida através do canal 16 da Net. Em janeiro deste ano, foi dada a outorga do canal aberto pelo Ministério das Comunicações – publicado no Diário Oficial.

O canal, que será compartilhado entre a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do RS, Senado e Câmara Municipal, todos integrantes da Rede Legislativa de Televisões, vai ampliar a transparência do poder público e estará disponível para toda a comunidade, já que poderá ser sintonizado em qualquer televisor, através do canal aberto 18D –  totalmente gratuito.

Após a compra e a instalação dos equipamentos de transmissão, a previsão é de que até dezembro de 2018, o novo canal esteja disponível para a população. Além das sessões plenárias, audiências públicas, a equipe da TV Câmara prepara uma nova programação, com o foco em temas locais de interesse público.

Investimentos

Nesta última etapa está previsto o investimento de R$ 1,4 milhão, que consiste na compra e instalação de equipamentos de transmissão para a implantação do sinal digital. Nos últimos anos, conforme o projeto de estruturação, já foram adquiridos câmeras, links, exibidora, ilhas de edição e Tricaster.

Processo de estruturação

2013 – Câmara dos Deputados solicita canal para geradora de Canal Digital para a Câmara de Vereadores de Santa Maria; Projeto de Estruturação da TV Câmara – Plano Plurianual – 2014 a 2017;

2014 –  TV Câmara passa a integrar a Rede Legislativa e associa-se a ASTRAL (Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas); Solicitação do Canal Aberto Digital  – Rede Legislativa;

2015 – Liberação do Canal 18 para a transmissão da Rede Legislativa em Santa Maria;

2016 – Projeto Técnico: encaminhamento e apresentação do para o Ministério das Comunicações; Processo Licitatório na Modalidade Tomada de Preços nº 03/2016 para aquisição de equipamentos e materiais para geração de sinal de TV digital;

2017 – Homologação da Outorga do Canal 18D no Diário Oficial;

2018 – Autorização de Radiofrequência publicado no Diário Oficial pelo Ministério das Comunicações;

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.